Cronograma para as Férias Julho-Agosto 2024

 Desde Abril, tenho dedicado boa parte do meu tempo planejando o Homeschooling de férias escolares que acontecerá nos meses de Julho e Agosto.

Até o ano passado, tentei executar as atividades, sem considerar minha realidade: moro em apartamento, sem sacada e até aquele momento, tentei estruturar o processo usando a realidade e experiências de mães americanas que praticam o Homeschooling, cujas familias vivem em fazendas e ou fazem parte de uma comunidade... 

Este esta sendo o ano cujos objetivos a serem alcançados estão mais claros e concretos e de acordo com nossa realidade. E isso só foi possível graças as experiências passadas e com a quantidade de aprendizado que eu obtive lendo sobre experiências de outras pessoas.

Ao longo desses últimos anos ganhei alguns ítens e acabei adquirindo outros mais específicos com o intuito de deixar as atividades de aprendizado e revisão mais interessantes, diâmicas e práticas para fugir das monotonia normal das escolas atuais (o aprendizado de qualquer coisa deveria ser um processo divertido e empolgante).

Assim, esse ano promete ser muito mais efetivo do que os anos anteriores... 

Com relação ao tempo: 

- máximo de 30 minutos por matéria totalizando um máximo de 3 horas de aprendizado por dia, de domingo a sexta.


Com relação ao processo de aprendizagem e "aulas" por dia

- de domingo a sexta feira: acordar, se trocar, arrumar a cama, alimentar a gata, ajudar a colocar a mesa de café da manhã e preparar o café da manhã, tirar a mesa, escovar os dentes + pelo menos 30 minutos de atividade livre ou até as 8 horas da manhã.

Exceto pelo período de 1 semana, quando viajaremos de férias, de domingo a quinta feira,  das 8 até as 11 horas da manhã, abordaremos 5 temas diferentes, sendo que os dois últimos sempre serão música e leitura de livro (opcional escolhido pelo pequeno).

A aula de música corresponde a 5-10 minutos de teoria (flash card, história, quebra cabeça relacionado) seguido de 20 minutos de prática de até 3 músicas diferentes.



- domingos e segundas:  matemática, geometria e idioma + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro. 

A idéia é realizar pequenas revisões teóricas de até 5 minutos por tema e realizar exercícios escritos, falados e executados usando flash cards, réguas específicas, blocos magnéticos, livros usados no ano corrente (cujas páginas foram puladas), sites específicos de homeschooling, páginas impressas de exercícios.



- terças e quartas: ciências, história e geografia + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro. 

Para as aulas de ciências, me basearei no cronograma executado na escola, e adicionarei temas que considero pertinentes e interessantes. A idéia é ter a teoria associada a saídas de campo que permitam que a criança vivencie o que foi aprensentado. Também pretendo realizar experiências sobre eletricidade e movimento.

Já com relação a historia, basicamente leremos juntos o surgimento e estabelecimento do mundo mais antigo onde o ser humano inicia o processo de desenvolvimento da sociedade.

No caso de geografia, aprenderemos sobre documentos necessários para viajar (identidade e passaporte); tickets de ônibus, trem, avião e navio; diferentes check lists de bagagem para diferentes tipos de viagem (de 1 dia sem e com pernoite, de 3 a 7 dias, com mais de 1 semana). Depois, simularemos viagens o que incluirá a escolha do país e sua localização no mapa, preencher um formulário com as características geopolíticas do lugar e de suas principais atrações, após pesquisa e viagem virtual (internet). Dependendo do país "viajado" finalizaremos a atividade preparando um alimento típico do lugar, ou visitaremos algum lugar característico, ouvir uma música, faremos arte relacionada ou qualquer outra atividade prática que tenha a ver com o lugar estudado. 




 


- quintas: habilidades de vida, artes, esportes + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro.

Para trabalhar habilidades de vida, falaremos sobre economia doméstica, carpintaria, nós, jardinagem, alimentos e nutrição, meditação e autocontrole). 

Para as aulas de artes, a idéia é realizar pequenos projetos faça você mesmo usando materiais reciclados intercalados com a teoria sobre artistas famosos do passado. 

Finalmente, com relação aos esportes, teremos teoria sobre as diferentes categorias esportivas e finalização com atividade aeróbica seguindo programa virtual oferecido pela escola.


- sextas: religião + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro + auxílio para preparação para o final de semana.


- sábados: saída de campo (parques nacionais, museus, aquários, zoologicos, fazendas, parques de diversão, cachoeiras, praia, etc) e/ou tempo livre.


Ao final do período de aprendizado e treinos, ele deverá me auxiliar na organização da mesa (guardar materiais e preparar a mesa para o almoço) e terá tempo livre até que eu finalize o preparo do almoço. Infelizmente, nem sempre realizamos as refeições na mesa, e isso é uma coisa que pretendo mudar.

Após o almoço, ele deverá me ajudar a tirar a mesa e terá 2 horas de tela para conversar e jogar com amigos (ambos estarão viajando ou moram longe impossibilitando o encontro real todos os dias). Nesse meio tempo tentarei organizar as coisas da casa ou farei absolutamente nada (pois também sou gente).


Finalmente, parte da tarde poderemos fazer o momento de jogo ou filme em família. Para isso, além dos jogos que já tínhamos (xadrez, dama, cartas, connect 4, quebra cabeças - tem fotos em algum post anterior), adquiri mais alguns aumentando a variedade.






Além desses, mais três estão a caminho (portanto ainda não tenho como colocar as fotos):

- kit de quebra cabeça de madeira 3D para construção de projetos de experimentos científicos e educacionais (Poraxi Kit Steam 6 em 1)

- jogo de tabuleiro Wildcraft, um jogo educativo de aventura herbalista com foco na cooperatividade entre os jogadores + guia de plantas e livro de colorir

- Funny face changing building blocks (jogo troca de rosto)

Todos esses jogos serão usados como aliados no processo de ensino e aprendizado: trabalho em equipe, saber esperar sua vez, criar estratégias, solução de problemas, paciência, entre outras habilidades, que são tão ou mais importantes do que apenas saber conceitos, é preciso ter calma e tranquilidade para aplicá-los.


Finalmente, além disso tudo, uma rotina que está quase que completamente estabelecida, é a leitura conjunta de livros sobre temas alternativos cerca de 30 minutos antes de dormir. 

A tradição se iniciou em Janeiro desse ano e continuou até Março (e parou temporariamente por conta de imprevistos comentados a dias atrás) mas que foi retomada mês passado, onde após revisar o que já tinha sido lido anteriormente, recomeçamos de onde paramos e a previsão é de concluir no máximo até o final de Junho.

Para concluir essa atividade, juntamente com o pequeno, pretendo criar flash cards das constelações, sistema solar e fases da lua, contendo as imagens de cada um e de suas principais características, na forma de resumo dos materiais. 

Também estou finalizando uma espécie de ditado, onde ele deverá escrever cerca de 25-30 palavras relacionadas ao tema em 3 idiomas diferentes (português, inglês e o local), e aproveitarei para ensinar o pequeno a identificar os pontos importantes de um texto e criar resumos.

E, dependendo da aceitação e empenho dele, pretendo sugerir que façamos um pequeno projeto sobre sistema solar e fases da lua (semelhantes aos geralmente feitos nas escolas - na melhor das hipóteses, ele terá um pronto pra levar, na melhor das hipóteses, ele poderá criar um novo mais elaborado).




E, como o pequeno realmente está participativo e empolgado, ja definimos o próximo tema como sendo sobre dinossauros (aproveitando que temos bastante material sobre, adquiridos a 4-5 anos atrás). 

Dependendo do andamento (da experiência anterior), possivelmente irei sugerir de fazermos flash cards sobre dinossauros e deriva dos continentes, bem como o ditado em 3 idiomas e quem sabe algum projeto prático sobre a deriva dos continentes.

Tudo isso tem o intuito de estimular o gosto pela leitura (especialmente quando ficar em frente a tela é muito mais fácil), questionamento, pensamento crítico, capacidade de visualização espacial, treino da memória e da capacidade de reproduzir e transferir idéias em forma de projetos.




Claro que lendo esse cronograma todo, essa rotina linda e bem estabelecida, a primeira vista parece que a realidade daqui de casa é leve e tranquila. 

É obvio que imprevistos e principalmente a ação do humor de um ou outro (e principalmente minha capacidade de lidar com o stress) definirão o andamento e sucesso do período.

Mas, apesar de saber que nada será perfeito como no desenho, sei que, mesmo com alguns conflitos e dificuldades, aas chances de sucesso (entenda-se, pelo menos 50% concluído) é grande e 

Boa sorte a todos nós!

Comentários