Desde Abril, tenho dedicado boa parte do meu tempo planejando o Homeschooling de férias escolares que acontecerá nos meses de Julho e Agosto.
Até o ano passado, tentei executar as atividades, sem considerar minha realidade: moro em apartamento, sem sacada e até aquele momento, tentei estruturar o processo usando a realidade e experiências de mães americanas que praticam o Homeschooling, cujas familias vivem em fazendas e ou fazem parte de uma comunidade...
Este esta sendo o ano cujos objetivos a serem alcançados estão mais claros e concretos e de acordo com nossa realidade. E isso só foi possível graças as experiências passadas e com a quantidade de aprendizado que eu obtive lendo sobre experiências de outras pessoas.
Ao longo desses últimos anos ganhei alguns ítens e acabei adquirindo outros mais específicos com o intuito de deixar as atividades de aprendizado e revisão mais interessantes, diâmicas e práticas para fugir das monotonia normal das escolas atuais (o aprendizado de qualquer coisa deveria ser um processo divertido e empolgante).
Assim, esse ano promete ser muito mais efetivo do que os anos anteriores...
Com relação ao tempo:
- máximo de 30 minutos por matéria totalizando um máximo de 3 horas de aprendizado por dia, de domingo a sexta.
Com relação ao processo de aprendizagem e "aulas" por dia:
- de domingo a sexta feira: acordar, se trocar, arrumar a cama, alimentar a gata, ajudar a colocar a mesa de café da manhã e preparar o café da manhã, tirar a mesa, escovar os dentes + pelo menos 30 minutos de atividade livre ou até as 8 horas da manhã.
Exceto pelo período de 1 semana, quando viajaremos de férias, de domingo a quinta feira, das 8 até as 11 horas da manhã, abordaremos 5 temas diferentes, sendo que os dois últimos sempre serão música e leitura de livro (opcional escolhido pelo pequeno).
A aula de música corresponde a 5-10 minutos de teoria (flash card, história, quebra cabeça relacionado) seguido de 20 minutos de prática de até 3 músicas diferentes.
- domingos e segundas: matemática, geometria e idioma + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro.
A idéia é realizar pequenas revisões teóricas de até 5 minutos por tema e realizar exercícios escritos, falados e executados usando flash cards, réguas específicas, blocos magnéticos, livros usados no ano corrente (cujas páginas foram puladas), sites específicos de homeschooling, páginas impressas de exercícios.
- terças e quartas: ciências, história e geografia + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro.
Para as aulas de ciências, me basearei no cronograma executado na escola, e adicionarei temas que considero pertinentes e interessantes. A idéia é ter a teoria associada a saídas de campo que permitam que a criança vivencie o que foi aprensentado. Também pretendo realizar experiências sobre eletricidade e movimento.
Já com relação a historia, basicamente leremos juntos o surgimento e estabelecimento do mundo mais antigo onde o ser humano inicia o processo de desenvolvimento da sociedade.
No caso de geografia, aprenderemos sobre documentos necessários para viajar (identidade e passaporte); tickets de ônibus, trem, avião e navio; diferentes check lists de bagagem para diferentes tipos de viagem (de 1 dia sem e com pernoite, de 3 a 7 dias, com mais de 1 semana). Depois, simularemos viagens o que incluirá a escolha do país e sua localização no mapa, preencher um formulário com as características geopolíticas do lugar e de suas principais atrações, após pesquisa e viagem virtual (internet). Dependendo do país "viajado" finalizaremos a atividade preparando um alimento típico do lugar, ou visitaremos algum lugar característico, ouvir uma música, faremos arte relacionada ou qualquer outra atividade prática que tenha a ver com o lugar estudado.
- quintas: habilidades de vida, artes, esportes + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro.
Para trabalhar habilidades de vida, falaremos sobre economia doméstica, carpintaria, nós, jardinagem, alimentos e nutrição, meditação e autocontrole).
Para as aulas de artes, a idéia é realizar pequenos projetos faça você mesmo usando materiais reciclados intercalados com a teoria sobre artistas famosos do passado.
Finalmente, com relação aos esportes, teremos teoria sobre as diferentes categorias esportivas e finalização com atividade aeróbica seguindo programa virtual oferecido pela escola.
- sextas: religião + música e prática de piano, finalizando com leitura de 10-20 páginas de livro + auxílio para preparação para o final de semana.
- sábados: saída de campo (parques nacionais, museus, aquários, zoologicos, fazendas, parques de diversão, cachoeiras, praia, etc) e/ou tempo livre.
Ao final do período de aprendizado e treinos, ele deverá me auxiliar na organização da mesa (guardar materiais e preparar a mesa para o almoço) e terá tempo livre até que eu finalize o preparo do almoço. Infelizmente, nem sempre realizamos as refeições na mesa, e isso é uma coisa que pretendo mudar.
Após o almoço, ele deverá me ajudar a tirar a mesa e terá 2 horas de tela para conversar e jogar com amigos (ambos estarão viajando ou moram longe impossibilitando o encontro real todos os dias). Nesse meio tempo tentarei organizar as coisas da casa ou farei absolutamente nada (pois também sou gente).
Finalmente, parte da tarde poderemos fazer o momento de jogo ou filme em família. Para isso, além dos jogos que já tínhamos (xadrez, dama, cartas, connect 4, quebra cabeças - tem fotos em algum post anterior), adquiri mais alguns aumentando a variedade.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo interesse e pelo comentário!