Organizando materiais para preparo de conservas

Chegou a tao aguardada epoca de colheita nas hortas organicas familiares de todo o pais. 

Essa e uma das atividades familiares tradicionais do pais. Os pais levam os filhos para colher produtos que serao preparados e consimudos em casa. 


No meu Instagram (@the.apartment.homesteader.mom), postarei mais detalhes sobre nosso dia da familia na colheita. 


A partir de 2-3 anos, paga-se um valor de entrada e ganha-se uma sacola tipo de supermercado por pessoa. O que couber na sacola voce pode levar para casa. 

Quando se trata de pequenas frutas como morangos, cerejas e amoras, recebe-se uma pequena caixa propria para isso, alem de uma taxa extra. Em geral, nao compensa pagar por isso, sendo que voce pode conseguir muito mais em conta e em quantidade em varejao ou supermercado. Mas esta liberado consumir as frutas no local.

Mas para todo o resto, vale muito a pena. Ano passado, retornamos com 5 repolhos pequenos, mais de 30 laranjas, brocolis, cenouras, (achei 4 jilos!!!!! mas so salvei as sementes para plantar em breve), poucas vagens cujas sementes plantei, a planta se desenvolveu, mas deu praga (???? nao me pergunte como se nem sacada eu tenho) e as poucas vagens nao se desenvolveram bem. Foram 2 sacolas hiper cheias, cujo custo foi de menos de 100 reais (convertidos da a moeda daqui).

Se voce achou muito, essas duas sacolas no varejao sairia por mais de 400 reais (convertidos da moeda daqui)... 

Alem da enorme quantidade de suco de laranja que tomamos, fiz conserva das cascas das mais de 30 laranjas, completando 3 potes de 500 ml. Meu filho esta empolgaderrimo para que eu faca mais dessa conserva, e eu tambem. 

Esse ano inclusive pretendemos pagar por sacolas extras, justamente pensando nas laranjas.... 


Alem da panela com 5 litros de capacidade e dos potes de conservas, tudo o que precisarei para me auxiliar nesse processo fica guardado nessa caixa. 

Tirando o pano de prato (que fica no fundo da panela, todo o resto acabei adquirindo apos a segunda leva de conservas quando percebi que eu manteria essa pratica em casa.







Comentários