Estamos Programados para Consumir Constantemente e Desnecessariamente

Nessas últimas semanas, andamos pesquisando sobre adquirir um iPhone para o marido. Depois de conversarmos um tantinho, conseguimos listar diversas razões para comprarmos um para ele usar, uma vez que o aparelho realmente facilitaria (muitíssimo) a vida dele no trabalho. 

No entanto, eu não poderia deixar de comentar que muito embora a funcionalidade do aparelho seja por si só um fator interessante e justificável para ser adquirido, outro fator também tem contribuído para que essa aquisição seja feita em breve é o fato de que "as pessoas estão nos cobrando para ter um iPhone". Aparentemente, esse aparelho faz parte do "uniforme" de trabalho, como a roupa social. 

A cobrança não é só do lado dele ele como também do meu lado. No caso dele, unicamente pela questão da funcionalidade consideramos justificável, para que ele tenha mais autonomia e conforto durante o  trabalho. Mas não no meu caso. Por incrível que pareça, pelo menos por enquanto, nada do que o tal aparelho oferece é essencial para mim, nem mesmo o What´s up! 

E outra situação similar acabou acontecendo... Outro dia o marido chegou em casa comentando que um dos assuntos no horário do almoço com os colegas foi sobre geladeira... Papo vai papo vem, ele soltou que nossa é de uma porta e que precisa descongelar o congelador. Dizer sobre a uma porta não criou tanta surpresa quanto dizer que a dita cuja não era frost free

Ele comentou a chuva de !!!! e de ???? lançada pelos colegas que não pareceram entender como alguém em pleno 2014 estava tão longe das facilidades e evolução tecnológica... Sem dúvidas, uma frost free é muito mais confortável e mais fácil. Muito embora tenhamos condições de substituí-la, isso não será feito enquanto ela não pedir arrego. 

O espaço dela é suficiente para armazenarmos tudo o que consumimos (impede estoque e minimiza desperdício de alimento), nunca falhou ou quebrou (temos ela desde 2005 e nunca tivemos que "gastar" dinheiro com ela), o descongelar é necessário no máximo 3 vezes ao ano (todo mês faço limpeza geral interna e aproveito quando descongelo para fazer uma limpeza mais profunda - conheço gente que depois que comprou uma frost free, nunca mais limpou a geladeira, nem mesmo superficialmente).

Outra situação é a questão de nossa TV, que ainda é de tubo (mas tem tela "plana" hahaha): parentes e conhecidos geralmente se demonstram inconformados por não termos uma LCD, 3D ou qualquer similar dessas fininhas. Porque eu gastaria com um equipamento desses se nem assistir TV a gente assiste? E mais ainda, ter TV paga? Para dizer e mostrar que podemos pagar? E porque trocar se a tempos pensamos em nem mesmo ter mais TV em casa?

A muito tempo atras, confesso que já me senti mal e até mesmo culpada por optar por manter equipamentos como esses, de não acompanhar as inovações. Felizmente, hoje em dia, sinto absolutamente nada em relação a esses comentários. Dependendo da pessoa e da forma como o comentário ou a surpresa foi verbalizada, até digo quais são as razões e (não) motivações, mas a verdade é que realmente não me importo.

Para mim, não é porque eu posso, que eu devo comprar/trocar, principalmente quando o que tenho me serve perfeitamente bem. Ninguem consegue agradar a todos, muito menos atingir e/ou superar as expectativas que os outros tem de nós. Assim, já tem um tempo que foco em atingir as expectativas que tenho a meu próprio respeito e também da minha família (= marido e Iofi). Caso contrário estaríamos endividados e infelizes!

Comentários

  1. Adoro seu blog, leio sempre e muito!!! E esse texto, assim como os demais , só me fez ter mais certeza das minhas últimas decisões. Meu marido acha que exagero, e não concebe a ideia de que existam outras pessoas iguais a mim. Mostrei esse post p/ ele, ele enrolou disse q iria ler depois, mas eu disse q ele iria ler naquele momento e na minha frente p/ eu ter certeza. Ele ficou muito pensativo depois da leitura, começou a se analisar, e apontar alguns exemplos de pessoas próximas que querem sempre MAIS, como o amigo advogado que tem q ter um determinado "tipo" de carro, p/ ñ se sentir diminuído nem hostilizado pelos demais colegas. Continue nos presenteando com suas brilhantes reflexões. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Janaina, fiquei muito contente com seu comentário. Também me sinto feliz em encontrar pessoas que pensam de forma semelhante, e mais feliz ainda quando fico sabendo que de alguma forma contribui positivamente para a vida de outras pessoas! Obrigada por seu comentário e que você tenha uma linda semana! Bjs

      Excluir
  2. Adorei o post..haha...se eu te contar que tenho uma tv similar a sua vc acredita? a minha está quase nas últimas mas decidi que não compro outra antes do enterro! E nem sei ainda se comprarei outra depois pq quase não estou usando mais. Eu vejo tanta gente ao meu redor gastando tudo que nem tem para se manterem atualizadas nas últimas invenções ou modismos que vejo que nem param pra pensar no quanto desperdicam de dinheiro e energia com tudo isso. É sempre o: "eu preciso, eu quero, quero agora" e se você perguntar...mas porque você precisa disso? talvez nem saibam responder!! Eu acho ótimo a leveza que ganhei quando aprendi e entendi que não preciso seguir isso ou aquilo, ter isso ou aquilo...como diria uma amiga minha: "tudo posso mas nem tudo me convêm"...eu poderia trocar alguns itens, minha tv, comprar apetrechos desnecessários...mas estou contigo, não vejo porque se até o momento o que tenho me atende bem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase que você colocou do "tudo posso mas nem tudo convém" é uma de tantas antigas baseadas em muita sabedoria! Obrigada por compartilhar pensamentos aqui no blog! Excelente semana!!

      Excluir
  3. olá Casa de Morar, desculpa não encontrei seu nome e nem lembro mais como cheguei no seu blog. Que bom pra vc que já se deu conta disso tudo. Quanta gente aí primeiro se enche de dívidas para depois se dar conta que o caminho estava equivocado. E depois é aquele sofrimento para colocar as finanças em ordem. Por sorte eu aprendi essas coisas com meus pais, desde criança. De qualquer forma também já senti essa pressão de conhecidos para trocar de telefone (só troco quando não tem mais conserto), mas nem se compara a pressão para morar num lugar "melhor". Moro num lugar bem pequeno e modesto (33m2) onde sou extremamente feliz, mas não é bom que chega para esses e aqueles...! Ainda não se deram conta que as únicas pessoas que meu marido e eu estamos tentando (e conseguindo) agradar somos nós mesmos :)

    Outro aspecto da minha vida que causa alguns ??? e !!! é que vivemos sem TV. Desde 1999 e não sinto falta alguma. Temos um grande amigo que é totalmente viciado em TV, sempre que fazemos uma visita é inevitável assistir um pouco (é daquelas pessoas que está sempre com a TV ligada, quando chega visita simplesmente baixa o volume). Tenho pena, mas fazer o quê, temos que respeitar as diferenças e o jeito de ser de cada um. Um abraço, gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adri! Obrigada pelo comentário!
      Acho que nossa melhor opção nesse momento é agradecer pela opinião (não pedida) e continuar firmes no que consideramos ser mais adequado para o estilo de vida e objetivos que temos.
      Excelente final de semana para você!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!