Como começar ou desenvolver uma casa - parte 1

Sua casa deve ser um reflexo de você, não importa quão pequena ela seja ou quão temporária seja sua vida lá.

Mas o orçamento deve ser considerado para transformar seu cantinho em um lar. Por isso, resolvi postar este guia vai te ajudar a mobiliar uma casa com todos os itens essenciais e os acessórios certos.

O que é preciso considerar:

• Verificar as regras de possibilidades de alterações nos espaços dentro do imóvel a ser alugado do apartamento e do proprietário.

Nunca passou em minha cabeça alterar nada nos imóveis que alugamos, nunca nem mesmo colocamos pregos nas paredes. Como mudar tem feito parte da minha realidade por tanto tempo, e sem data para terminar por enquanto, não vejo razão de gastar dinheiro alterando imóveis que não sao meus. Sem contar que não tenho o menor interesse de usar parte da curta estadia para enfrentar pequenas reformas cujo prazo de conclusão nunca são cumpridos e podem se estender indefinitivamente.

• O espaço limitado da maioria dos apartamentos pedirão móveis de tamanhos reduzidos e/ou em quantidades menores. Portanto, vale a pena ter noção das medidas do imóvel.

Uma experiência desagradavel que tivemos foi a de esquecer de medir a porta do banheiro do atual apartamento. Essa falha nos custou uma máquina de lavar nova, que não gostei, mas que foi necessidade urgente, pois a nossa lava seca era grande demais e não passava pela porta do único lugar one ela poderia ser instalada, e dessa forma ela está a quase 3 anos parada.

Outra situação, é a do nosso jogo de sofa. O ape anterior tinha espaço enorme de sala, o que nos motivou a comprar um jogo de sofá modular imenso de 7 pedaços. Para a mudança seguinte, nos desfizemos de uma parte, e após o primeiro ano, acabamos por nos desfazer de mais 2, pois o ambiente parecia muito abarrotado de coisas, especialmente aós a aquisição do buffet e do piano.

• Tente ocupar cada espaço, um de cada vez. Pode ser muito complicado (e caro) tentar mobiliar todos os cômodos de uma vez, além de aumentar as chances de superlotar ambientes com coisas que te trarão arrependimento.

Caso essa seja sua primeira mudança e você não tem nada para começar, sugiro que foque no essencial: cama ou colchão de qualidade (você passará entre 6-10 horas do dia deitado nele), geladeira, fogão, jogo de panelas, pratos, copos, talheres, xícaras, escorredor de louça, máquina de lavar (caso não tenha outra opção).

Se você já está nessa onda de mudar, caso tenha algo que não pretende mais manter. Se o orçamento está comprometido, pode manter até ter a oportunidade de substituir. Mas considere quanto esse custo pode somar no preço da mudança. É realmente frustrante e irresponsável pagar para transportar alguma coisa que será descartada logo depois.

Por exemplo, onde moramos, eh preciso fotografar os móveis e informar a quantidade de caixas a serem transportadas, qual o andar no prédio inicial e final (a partir do 3o ou 4o andares existe um adicional), se existe ou não elevador. Ou seja, a cada mudança é preciso considerar cuidadosamente o quanto cada móvel e objetos agregam valor ao dia a dia.

• Saiba onde gastar e onde economizar. Fará mais sentido gastar nas peças-chave que você terá por anos do que em acessórios e decoração. Comece com o essencial: Móveis funcionais adquiridos de lojas que ofereçam garantia estendida, cujos materiais são resistentes e com durabilidade.

O que é melhor, comprar um móvel cujo preço será o dobro do popular mas cuja durabilidade e conforto sera superior a 10 anos ou ter que substituir anualmente ou a cada 2 anos um móvel popular cujo desgaste é imediato? Móveis populares a curto e médio prazo são mais custosos do que móveis não populares. Mas atenção. O fato de um móvel ser caro não significa que ele será de qualidade. Garantias de loja, tipo de tecido/madeira/metal, existência de reforços na estrutura dão a dica do quão bom e de qualidade ele será.

Aqui listo uma sequência de móveis que considero importantes para começar:

Sofá/poltrona: Depende da quantidade de moradores, visitas e da rotina no ambiente social.

Muito embora seja comum pessoas começarem com tapetes ou colchonetes na área social, considere sua capacidade em manter a postura correta, a frequencia e rotina nessa área. Quantos membros fazem parte dessa família? Amigos e parentes visitam com frequencia? Você passa varias horas nesse ambente?

Cama/área de dormir: Dormir com qualidade é essencial.

Se o orcamento estiver curto, comece pelo colchão de qualidade, e depois pense na cama. A base da cama e cabeceiras são detalhes não essenciais que podem esperar.

Sofás cama podem ser uma opção temporária, mas lembre que por mais prático ele seja, ainda sim é mais trabalhoso manter ele organizado e a outra opção é bagunça. Sem contar que por mais confortável ele pareça ser, não tem como substituir um colchão.

Roupa de cama: Esta é uma das áreas que encorajamos você a gastar com sabedoria.

Uma boa roupa de cama significa uma noite de sono melhor, e bons lençóis duram muito tempo, fazendo com que valha a pena investir no longo prazo. Quanto mais fios comporem o seu jogo de cama, mais confortável e maior a duração.

Numa experiência antiga de tentativa de economizar, comprei alguns jogos de cama com ate 200 fios que precisavam ser trocados anualmente. quando conheci o estilo de vida minimalista, um dos investimentos feitos foi em lençois de qualidade: atualmente tenho 3 jogos de cama de 600 fios cada que já completaram 9 anos estão meio desbotados mas sem sinais de rasgos. Pretendo trocá-los em breve, e quando o fizer, manterei a qualidade. a longo prazo, a economia foi de pelo menos 50%.

Opções de refeições: Escolha um lugar adequado para comer. Uma mesa de jantar também pode funcionar como escrivaninha/espaço de trabalho.

Mesas angulares são mais fáceis de encaixar nos ambientes e facilitam o encaixe de cadeiras ou bancos. Mesas arredondadas/ovaladas precisam de mais espaço de ar. A quantidade de serviços tem que levar em consideração a quantidade de moradores e a frequência de visitas.

Aqui em casa, compomos uma família de 3 pessoas, 1 vez por semana um amigo do nosso pequeno passa a tarde com ele brincando, exporadicamente recebemos uma amiga aos finais de semana, e 25-30 dias no ano, algum parente passa um período conosco. Baseado nessa rotina, nossa mesa redonda com diâmetro de 1,20 m para 4 pessoas acomoda até 6 pessoas. Mantemos 4 cadeiras e 2 bancos auxiliares para caso de necessidade.

Estoque de armazenamento: Os apartamentos costumam ser muito limitados quando se trata de espaço no armário. Assim, uma sugestão é usar um espaco mínimo para um jogo de jantar, copos e xícaras e o restante dedicar ao armazenamento dos alimentos que básicos (reveja meu post sobre estoques aqui).


Na hora de mobiliar um apartamento lembre-se que existem móveis multifuncionais. Mas, somente se isso realmente estiver de acordo com o seu estilo e quando o ser multifuncional realmente for prático.

Por exemplo, a cama é mantida vertical e na hora de dormir você puxa uma manivela e ela aparece linda e estendida pronta para você ter lindos sonhos. Lembre-se que se o jogo de cama terá que ser estendido de uma forma específica para que não sobre pontas que aparecerãp na parede e que não embolarão quando você esconder a bagunça. Além disso, muito provavelmente será necessário a manutenção rotineira das partes que permitem a movimentação da cama no sentido vertical e horizontal.

Mesas de centro, bancos, sapateiras... você realmente precisa desses móveis? Para que comprometer a passagem entre sofá e TV com uma mesa de centro que, caso não acumule tralhas, servirá para manter um mini vaso de planta? Sapateiras convidam que


Seja flexível em termos de como você usa seu espaço para a vida cotidiana. Pensar fora da caixa pode ajudar a manter seu espaço arrumado, mas útil.

• Uma sala de jantar não precisa ser usada apenas como espaço para refeições. Se precisar estudar ou trabalhar em casa, use a área como espaço de trabalho quando não estiver usando para jantar ou se divertir.

• Crie um canto do seu quarto para um escritório doméstico ou área de leitura com uma pequena mesa de canto e cadeira.

• Use divisórias para criar separação em um apartamento que não tenha espaços designados para sentar/comer/dormir. Uma idéia é usar estantes vazadas. Além de dividir áreas, os nichos permitem armazenar objetos que são usados no dia a dia como livros, documentos, caixas com itens de manutençao e assim por diante.

Comentários