Sobre estocar produtos

Talvez um dia, sejamos capazes de não mais precisar se preocupar e ter medo, mas infelizmente esse período ainda não chegou. Infelizmente, situações como o de "permanecer em casa" nos provaram que infelizmente alguns estoques se fazem necessários pois, em épocas de medo coletivo, o desespero gera aumento de procura, fazendo com que os preços disparem e com que os ítens se tornem escassos.

Quando estamos minimamente preparados, mantemos a calma, e aumentando a racionalidade, consequentemente menos erros. 

Além disso, prefiro evitar ter que pensar em comprar artigos rotineiros estocáveis (velas, escovas de dente, pastas de dente, fio dental, lenços umidecidos, esponjas, lâmpadas, pilhas, enlatados, conservas), o que garantiu menos stress durante o período trancafiados em casa. 

Fiz uma breve introdução sobre o assunto aqui.

A manutenção do estoque se dá em duas ocasiões: evitar oscilações mensais dos preços de produtos. Repor estoques antes que eles acabem garante tranquilidade para adquirir aos poucos de forma racional.

Com relação aos estoques de alimetnos, mantenho grãos em quantidade suficiente para 3 meses, ou seja, a cada 2 meses preciso pensar em comprar mais. Nosso maior problema foi uma infestação da mariposa de grãos que consegui eliminar usando potes de armazenamentos mais eficientes. Os gastos com supermercado foram reduzidos e no dia a dia focamos apenas em produtos frescos como frutas, verduras, legumes, leite e derivados, ovos e carnes.

Possuo uma planilha com as listas de absolutamente todos os ítens e suas quantidades estocada, frequência e quantidade de uso (é preciso boa vontade para manter em dia), separadas nas seguintes categorias: blackout, manutenção, higiene pessoal, auxiliares de limpeza, decoração, documentos e primeiros socorros.

Inicialmente tais produtos eram mantidos em um dos baús da minha cama, mas manter organizado e o check list em dia era bastante trabalhoso assim como encontrar algumas das coisas. Por isso, testei armazenar temporariamente em caixas de papelão e o resultado foi muito melhor. Mas caixas de papelão não são estéticas nem resistentes a longo prazo. 

Uma vez que garanti que seria viável, substitui as caixas de papelão por caixas plásticas com tampa vedáveis com 50x70x40 cm devidamente identificadas (suficiente para armazenar o necessário mantendo a harmonia visual). 

Além disso, mantenho uma caneta anexada em uma das caixas enquanto que o checklist de cada categoria fica armazenado dentro da própria caixa (fixados na parte interna da tampa da respectiva caixa) facilitando a atualização sempre que atualizações são feitas.


Caixa blackout: Aqui mantenho ítens como lâmpadas, velas, pilhas, lanternas, fósforos, isqueiros, e ítens similares em quantidade estimada para 1 ano. Para que tantas unidades caibam no mesmo espaço, foi necessário remover os ítens de suas embalagens originais, diminuindo o espaço de ar.

Caixa manutenção: Aqui mantenho ítens como ferramentas em geral, fios, carregadores, acessórios soltos dos eletroeletrônicos e similares. Neste, algumas embalagens originais foram mantidas por ser mais prático manipular tais ítens.

Caixa produtos higiene pessoal: Aqui mantenho ítens como escovas e pastas de dente, fio dental, algodão, cotonetes. Aqui dependendo do produto, substituo as embalagens originais. 

Caixa auxiliar de limpeza: Aqui mantenho esponjas e palhas de aço, panos de limpeza (na maioria camisetas velhas), prenderodes roupa extras (aqui é tão seco e quente que eles se quebram facilmente) entre outros similares. 

Caixa decoração de festas: As festas que comemoramos exigem muito pouco de mobilização visual, e que contém muito poucos símbolos representativos e que podem ser reutilizados mas, a tempos, tenho priorizado decorações mais naturais com flores e a própria comida. Mas, eventualemente adiciono alguma placa armazeno as lembrancinhas de festas, alguns balões ou decoração específica.

Caixa documentos: Essa caixa é perigosa pois tendemos a acumular papeis como se não houvesse amanhã... revisão anual é essencial para evitar armazenar papéis que eventualmente perderam sua importância ao longo do tempo. 

Caixas de primeiros socorros: Auto explicativa. A maioria dos ítens nessa categoria são mantidos em suas embalagens originais. Nesta caixa mantenho também uma pasta contendo as bulas dos medicamentos juntamente como os cálculos de determinação de doses.

Comentários