O ideal sobre ensino e educação: Homeschooling parcial

 E como o foco é meu filho, tambem tenho dedicado boa parte do meu tempo para acompanhar a educaçao dele. Num mundo ideal, estariamos em homeschooling. A realidade é que ele vai para escola normal e ao meu ver, o ensino vai de mau a pior em TODO lugar, mesmo sabendo que a educaçao aqui é anos luz mais eficiente que no Brazil. 

O problema ao meu ver nao é o conteúdo ensinado propriamente dito (apesar de que dependendo da materia, é um serio problema), mas o comportamento dos adultos perante as criancas. Os adultos tratam as criancas como problema e seres ignorantes. 

Quando um as crianças se metem em confusões (completamente normal e parte do desenvolvimento delas), os adultos punem sem explicar os por ques de estar certo ou errado ou perigoso. Sem contar que muito dos comportamentos das criancas se da por repeticao dos comportamentos impulsivos e agressivos dos proprios adultos que os cercam. 

Enfim... a unica certeza que tenho é que para educar MEU filho, EU sou a pessoam mais indicada para tal. Nao porque eu seja melhor do que ninguem, mas pelo simples fato de que EU e meu marido (o pai dele), somos os únicos que o consideram como prioridade. Fora de casa, meu filho é mais um como qualquer outro.






As leituras e estudos em casa (alem do acompanhamento das materias aprendidas na escola) estão relacionadas às estrelas e as abelhas (sendo este ultimo, presente da tia que mora no Brasil).

 

Dentro de casa, alem de leitura e pratica de piano, incentivamos o uso da imaginaçao, interaçao social a distancia, temos alguns jogos de tabuleiro 

Além disso, buscamos oferecer experiências práticas de vida e muito contato com a natureza. Inclusive, um dos pontos mais positivos daqui, é o fato de ser hiper seguro visitar parques e reservas naturais. Nada de nos preocuparmos com risco de assalto. No Brasil, viviamos trancafiados em casa e quando saíamos, carregavamos poucos pertences de valor e sempre com receio e olhando para todos os lados... 

 

Comentários