Como começar ou desenvolver uma casa - parte 2

Lembre-se do banheiro e da cozinha

Dois dos cômodos mais utilizados em qualquer apartamento ou casa, o banheiro e a cozinha exigem alguns itens necessários.
• Armários para roupa de cama, mesa e banho: Alguns imóveis contam com um armário para cama, mesa e banho.

Até hoje, após 13 mudanças em 17 ou 18 anos, nunca tive a chance de ter um, e eu adoraria ter. Atualmente toda roupa de banho se concentra na última gaveta do gaveteiro do marido enquanto que as roupas de cama ficam armazenadas em um dos baus da cama de casal.

Mas é claro que uma área grande especifica faz mais sentido para quando existe o casal com filhos e/ou visitas constantes.


Prateleiras flutuantes: Na cozinha, as estantes são ideais para guardar temperos, pratos e muito mais. No banheiro, trabalham com toalhas, plantas e produtos de higiene pessoal.

Muito embora as fotos de revistas mostrem lindas composiçoes de prateleiras flutuantes na cozinha que servem para armazenar temperos, pratos e copos, muito embora favoreçam o acesso rápido, elas exigem limpeza e organização constante, bem como os produtos nela armazenados, especialmente com rotina de cozinhar, pois, favorecem a impregnação de gordura e acúmulo de tralha.

Cada vez mais sou pró armários com portas, que protegem alimentos e objetos, além de garantir organização e limpeza visual.

Ja nos banheiros, acho meio arriscado manter toalhas armazenadas pois a umidade e vapor podem umidecer o tecido e favorece desenvolvimento de mofo, especialmente em banheiros muito pequenos.


• Toalhas: Na prática aqui de casa, acho que 2 toalhas de banho e 2 jogos de cama são o mínimo por morador. Enquanto um lava, usa-se o outro. No máximo 3 toalhas extras em caso de visitas.

Aqui em casa temos 3 toalhas de banho por cabeça e 3 jogos de cama por quarto. Nossa lava-seca está parada temporariamente (não passa na porta do banheiro onde fica a instalação para lavadoras) e a que temos usado é somente lavadora e o espaço de secar roupa é muito limitado. Isso faz com que as roupas se acumulem por mais de 1 semana.


• Conjunto de utensílios de cozinha/panelas e frigideiras: Um bom conjunto de cada, bem como uma tábua de cortar, facilitarão o cozimento em seu novo apartamento.

A quantidade de panelas e frigideiras depende da quantidade e cardápios preparados. Começamos com 1 panela grande, 1 média e 1 pequena, 1 frigideira média, 1 pequena (que uso pra fazer panquecas), 1 leiteira, 1 waki (temos rotina fazendo yakissoba), 1 escorredor de macarrão, 1 peneira grande (para lavar arroz). Com o tempo adicionamos 1 frigideira grande de ferro (usada para fazer pizza) e 1 panela enorme (usada para preparo de sopas e esterilização de potes para conservas.)

E quando você tiver garantido suas necessidades básicas, expresse-se com acessórios:


• Mantas e almofadas: Perfeitos para se aconchegar no sofá, uma manta de cores vibrantes ou almofadas com estampas divertidas são maneiras fáceis de adicionar personalidade sem se comprometer muito.

Já tivemos muitas almofadas, poucas almofadas e atualmente nenhuma. No nosso caso só servem para acumular poeira e mais coisa pra eu lavar de tempos em tempos. Quando quero ou preciso, levo meu travesseiro pra sala.

Espelhos, quadros e fotos: Pendurar espelhos em áreas estratégicas pode fazê-lo parecer maior mas lembre-se que ele também amplificará a bagunça. Quadros e fotos deixam o ambiente aconchegante.

Lâmpadas/iluminação: A iluminação certa pode abrir um espaço, fazendo-o parecer maior e mais acolhedor.

Tapetes: Eles não apenas aquecem o chão, somam atmosfera caseira mais aconchegante, e delimitam áreas. Mas lembre-se que é preciso cuidados rotineiros de limpeza e higienizaçao dos mesmos.

Cortinas: Avalie a real necessidade. Se o ambiente recebe muita luz natural ou não, se é necessário criar barreira de privacidade ou não.

Comentários