Rotina de cuidados com sofás e carpetes

 Além do sofá, tapetes são ítens indispensáveis em minha casa. 

E manter esses itens limpos é realmente um desafio quando se mora em apartamento,  especialmente sem sacada.

Manter sofás e tapetes limpos é essencial especialmente em casos de alergias. No início, utilizavamos aspiradores portátil (que pifou) e um robo para a limpeza (que só serve mesmo nos pisos sem cobertura, devido a potência de sucção de sujeira).

Como o tapete é muito grande, acabamos adquirindo um lavador de carpete, cujo custo foi menos da metade do serviço de uma lavagem somente do tapete e eu posso utilizá-lo quantas vezes eu precisar durante o ano todo.

Assim, para manter a higiene e limpeza dos tapetes e estofados e casa sigo a seguinte rotina:

- Lavagem dos mesmos realizadas 2 vezes ao ano (início da primavera e final do verão), aproveitando que a umidade do ar favorece a secagem do remanescente de água. O modelo que uso é o da foto acima(não é publipost). Foi o único modelo que testei e até o momento me serve bem. O maior inconveniente é que a boca de aspirar é relativamente pequena o que eleva o tempo de limpeza, por exemplo, geralmente levo 1 manhã quase inteira para lavar nosso tapete 2,5 x 3 m.



- Passar aspirador 2 a 3 vezes por semana, removendo poeira, pelos da pet. O modelo que usamos esta na foto acima (não é publipost), sendo que este é a primeira vez que temos um modelo como esse. Antes nos limitávamos a modelos tipo vassoura mágica (queimou e não temos mais) e o mamibot (tb passa pano). 

  

- Em casos de sujeiras pontuais, basta passar uma bucha com água e sabão na área afetada e absorvendo o excesso de umidade com um pano seco.

Se aconselho a aquisição de algum desses produtos? 

- Aspirador de pó considero um aliado interessante na manutençao de tapetes macios e estofados somado a existência de integrantes peludos (temos uma gatinha).

- Eles simplificam o tempo de limpeza pesada e diminuem as chances de levantar poeira (importante em casos de alergia). Mas, se esta for a única razão, é possível umidecer a vassoura ou passar pano. 

- Com relação ao aspirador de pó, a escolha do modelo deve levar em  consideração a presença ou não de tapetes/carpetes, tipo de piso, potência do aparelho e a frequência de uso (aqui o uso é praticamente diário). 

- Com relação ao lavador de estofados e carpetes, considere o custo de limpeza por empresa especializada x preço do produto e frequência de uso (aqui em casa o uso varia de 2 a 3 vezes/ano, e o custo do serviço não compensa).  

- Se o foco são tapetes e você possui área externa, é muito melhor lavar com água e sabão e deixar secar ao ar livre durante o verão. Ou ainda, avalie a possibilidade de lavar na própria máquina de lavar. Tenho 2 tapetes 1.5 x 2 m que cabem na minha máquina de lavar. 

- Ter tantos ítens com tamanhos generosos, tem o inconveniente no quesito armazenamento, e no meu caso é um fator importante. Atualmente eles são mantidos dentro de um dos banheiros da casa que nunca é usado, e que sera considerado para a próxima mudança.

Comentários