Momentos de dificuldades, potencial e minimalismo

Apos esses meses que me deixei levar por instinto de conumo, durante e depois desse periodo, meditei a fim de identificar as justificativas que usei para mim mesma para esconder as reais razoes por detrais desse comportamento. 

Existem pessoas tao, mas tao proximas que jamais esperamos serem capazes de nos magoar. No entanto, situacoes pessoais que ocorreram desde que nos mudamos, revelaram verdades. 

Na verdade, nossa mudanca somente intensificou esse comportamento. 

E seria realmente injusto da minha parte dizer que a culpa seria dessas pessoas, pois na verdade, elas sempre foram assim, eu que nao queria aceitar. 

Achando que eu poderia estar equivocada, e que existiria uma explicacao razoavel para todo esse mau entendido, iniciei meus estudos sobre comportamento animal e humano. Compreendi alguns pontos, mas que foram insuficientes para me fazer aceitar. 

Resolvi conversar com diferentes profissionais da area da psicologia (anos de terapia com profissionais de diferentes linhas de pensamento), pois certamente eles teriam a resposta definitiva, ou o link que faltava para formar um raciocinio logico e aceitavel que finalmente me libertaria de um ciclo de sentimento de solidao...

Em resumo, durate todos esses anos aprendi a olhar para dentro de mim mesma, fiquei frente a frente com meus medos e hoje consigo identifica-los com bastante facilidade. A partir desse momento, descobri coisas incriveis ao meu respeito, pontos fortes, que foram subjulgados por mim mesma, devido minha baixa estima pessoal. Com a ajuda desses profissionais, aprendi a desenvolver auto estima atravez do fortalecimento de meus pontos fortes.

Entao, abri o jogo com essas pessoas, abri meu coracao, expus meus sentimentos. E, depois disso, nada mudou.

E entao eu entendi... Mas, mesmo entendendo, ainda nao consigo aceitar.

E a verdade 'e que nao existe NADA que eu tenha que aceitar, pois se trata de uma decisao que terceiros devem ter. O direito de agir e escolher 'e somente deles. E as escolhas, de qualquer pessoa, se baseiam nao apenas nas experiencias que cada um tem, mas principalmente como elas reagem a essas experiencias.

E reparei que, repito um ciclo de 'Foda-se, nao preciso disso' e 'Porque me sinto tao desamparada?', que com nossa mudanca, ficou mais intenso. E pelo menos nesse ultimo, foi tao forte, que a distracao com compras, apesar de nao ter resolvido nada, abafou um pouco a dor.

Mas o mais importante de tudo isso, foi que desenvolvi uma proximidade incrivel com meu filho. Me tornei uma pessoa mais paciente com ele (principalmente nas horas de birras). Basicamente, tenho colocado em pratica atitudes que nao sinto ter recebido. 

O que eu nao havia me dado em conta ate pouco tempo atras foi o fato de que o minimalismo tambem fez parte desse autoconhecimento. Eu ja sabia disso, mas foi somente depois de muito destralhe material e social, que tive a base necessaria para lidar com o destralhe pessoal, psicologico. 

E no final, depois de tanto aprendizado, vejo o quanto tenho a agradecer: 
- por TODAS as pessoas que fazem parte desse relato pessoal, que estimularam essa reacao dentro de mim
- pelos autores de todos os livros que li, onde aprendi a olhar para o mundo com olhos mais atentos e com muito mais empatia e solidariedade,
- pelos profissionais que me acompanharam, que me auxiliaram na organizacao dos sentimentos e informacoes,
- pelo marido e filho incriveis que tenho, os quais me ajudaram a colocar em pratica conceitos de amor e pertencimento, e dia a dia, lapidamos essas praticas juntos 
- por todas as fontes que me baseei sobre minimalismo, que direcionaram minha atencao ao que realmente importa em cada area de minha vida  
- pela oportunidade de me autoconhecer e me autodescobrir... sofri e ainda sofro bastante com expectativas que eu mesma crio, mas cada dia mais, fica mais facil direcionar a atencao para o que 'e bom e contrutivo.
- pelos amigos, que sao a familia que escolhemos.

E agradeco tambem a oportunidade de ter esse espaco, que me serve como referencia de quando eu comecei esse processo e tudo o que consegui alcancar e o que ainda preciso trabalhar... 

Comentários