Questoes pessoais

Rotineiramente, quando algo nos acontece, nos limitamos a focar no sentimento que o evento traz, seja ele bom ou negativo. Na maioria das vezes, ao invez de analizarmos a sequencia de fatos ocorridos, celebramos ou lamentamos o resultado final.

Geralmente, se algo positivo nos ocorre, enxemos a boca para gritar como somos bons e eficientes, mas se algo negativo acontece, imediatamente apontamos os dedos para culpados potenciais. E no final, independente do que nos acontece, os responsaveis sempre somos nos mesmos, nao so nas coisas boas, como tambem nas coisas ruins. De uma forma ou de outra, nos nos deixamos levar por cada sequencia de acontecimentos que hora ou outra resultarao em algo positivo ou negativo para nos mesmos.

E nesse sentido, me referindo a mim mesma, os diversos e intensos estimulos emocionais e pessoais  com os quais me envolvi, foram usados como desculpas para me deixar levar por impulsos de compras. 

E depois de me lamentar pelos gastos desnecessarios, refleti sobre minhas escolhas a fim de encontrar pontos criticos que foram os mais estimulantes para esse comportamento impulsivo. E, com isso, resolvi descrever aqui os principais, a analise feita, bem como uma possivel solucao.


1. Colocar-se diariamente em contato com estimulos 
   A anos parei de frequentar centros de compras como shoppings, malls e feiras. 
   Parei de seguir redes relacionadas a roupas. 
  Imediatamente, o sentimento de "precisar" se reduziu e gracas a isso, consegui focar no que realmente fazia parte de minha rotina. E somente apos esse autoconhecimetno, a reducao e minimizacao se deu inicio.
   A partir do momento que senti medo, solidao e frustracao, minha estima pessoal caiu drasticamente e imediatamente me coloquei em contato com esses estimulos a fim de tentar reverter esses sentimentos. O resultado foi que em poucas semanas, me permitir me levar por impulsos.
   E, apesar de nao mais frequentar lojas de compras fisicas, aprendi sobre compras online... 
   Considero que o estrago podia ter sido muito maior se nao fossem os anos de treino. Porem, absolutamente nada justifica esse comportamento.
   A solucao que encontrei foi novamente deixar de me colocar sob acao desses estimulos e voltar a rever o que ja tenho e reavaliar o roupeiro.


2. Reconhecer os sentimentos e aprender reagir com menos ''emocao''
   Em geral, sentimentos ruins acabam sendo os maiores responsaveis ativar nosso instinto imediatista que resulta, entre outras acoes, aquelas relacionadas a nosso impulso consumista.
   Em geral, sentimentos de felicidade e satisfacao por si so sao suficientes para nos lembrarmos do que realmente importa, a felicidade em si.
   Obvio que nao acho que nao devemos comemorar, celebrar ou mesmo nos frustrarmos perante as consequencias de nossos atos, mas, principalmente nos piores cenarios, apos nos darmos o direito de reagir, seguir o momento de respirar.


3. Assuma a responsabilidade das consequencias de suas escolhas, nada de autopiedade
   Nada, absolutamente nada justifica qualquer deslize. No entanto, perceber e procurar entender onde estao nossas fragilidades por si so 'e um grande passo para iniciar nosso processo de mudanca de habitos. O processo de desapego e minimizacao de coisas permite que nos autoobservemos, que nos autoconhecamos. Isso 'e fantastico!
  E, eis que o marido chega com o extrato bancario querendo saber se eu reconhecia os valores... Sim, respondi... tudo meu, e... de repente, senti vergonha do que havia feito: em um unico mes, 14 dias de compras on-line, media de 3 itens por compra... tudo pago a vista... Apos minha confirmacao, ainda ouco o seguinte comentario: que alivio!, pelo menos nao precisarei correr atras de cancelamento de cartao por clonagem! Mas bem que voce podia voltar a se controlar e riu!
   Me senti um lixo, pois a ideia do tal minimalismo havia sido minha... Ele aderiu a ideia porque ele 'e desses que topa um desafio e com para variar ele tem muito mais autocontrole do que eu... na verdade, ele 'e minha inspiracao nesse sentido.
   Depois ele quis ver minhas aquisicoes, elogiou as que ele mais gostou,  mas depois me lembrou sobre nossos objetivos de medio e longo prazo, que poderiam ser prejudicados caso isso se repetisse com frequencia... ele tem razao, mais uma vez...
   E o que eu fiz? Na mesma semana acabei fazendo mais 3 compras com sei la quantos itens cada. Literalmente sai do controle, pois estava mais facil ocupar minha mente com coisas futeis do que encarar algumas situacoes nao tao agradaveis com as quais eu estava e ainda tenho que lidar...
   E, teria feito mais se nao tivesse guardado meu cartao em casa e deletado o historico online (incluindo das senhas). No final, optei por tratamento de choque nesse sentido e sei que essa escolha 'e segura pois sou terrivel para guardar numeros...
    A mesma decisao incluiu encarar as consequencias de minhas escolhas, sem autopiedade. A grande maioria dos itens que comprei, gostei, mas nenhuma foi essencial. Ok. Mensagem recebida e entendida. 
 O que tenho me basta, posso me vestir de forma adequada para toda e qualquer ocasiao. A partir de agora, voltar a segurar as redeas de minhas escolhas, cada vez mais, estavel.


4. Agradecer pelo que ja temos e ate onde chegamos
  Os bens mais preciosos que temos sao nossa familia, amigos... sao todos os momentos em que a unica coisa que importa 'e perceber o som das aves, do vento nas folhas, olhar nos olhos dos nossos entes queridos e realmene enxergar o sorriso e o brilho nos olhos deles enquanto encontram com os nossos...
'E fechar os olhos e respirar profundamente enqunato esta ciente do ar entrando... 'e estar com pressa mas de repente, ter a atencao mudada para o perfume de uma flor que estava do seu lado mas que voce nao tinha se dado conta ate aquele momento.
   Tenho certeza que cada um de nos ja tem tanta coisa maravilhosa, cada um de nos, a nosso modo, percorremos um caminho incrivel e superamos inumeras dificuldades, e chegamos ate onde chegamos por nossa conta e risco.
   Nesse trajeto, nossos objetivos vao se moldado de acordo com as circunstancias, e alcanca-los muitas vezes implica em termos que nos adaptar a mudancas, mudar nossos habitos... o que por si so 'e trabalhos.
   Mas o mais importante 'e que semrpe lembremos que ser feliz 'e possuir algo que estimula todos os nossos sentidos sem que precisemos gastar um tostao por isso, e que tambem cujo prazo de validade nunca expira!
   E sou grata por ter tido essa experiencia pois ela me propiciou essa experiencia. E essa sensacao esta acessivel a todos que estiverem dspostos a prestar atencao em si mesmos e ao que os cercam... 

Comentários