Desculpas que criamos para nos mesmos

Contei no ultimo post sobre o sentimento de solidao quando se muda para um outro pais.

O que nao contei (para evitar um post muito grande), foi que esse sentimento cria uma ansiedade muito grande. No meu caso, me deu uma vontade enorme de sair comprando coisas.

De repente me pequei simulando compras em lojas virtuais (porque parei de ir a lojas fisicas), enchia o carrinho com roupas e calcados que eu achava interessantes por dia encontrava uns 20-30 itens diferentes. No dia seguinte, olhava item por item do carrinho e ia deletando os que nao me enxiam mais os olhos numa segunda olhada e sempre acabava com 2-5 itens. E repetia esse processo durante dias e dias, sem nunca finalizar a compra, sempre finalizando com praticamente os mesmos itens.

Esse vai e vem sem conclusao levou quase que o inverno todo. Sim.

Quantas vezes sucumbi? Duas vezes. A primeira postei aqui. Foi um momento bastante conveniente mas todas extremamente uteis por conta do frio e necessidade de me apresentar mais social.

No entanto, acabei me convencendo de que precisava de algumas pecas que fossem mais condizentes com o ambiente de trabalho, dessa vez pensando no clima mais fresco e futuramente mais quente, e com o estilo que sempre quis ter, mas que somente com a posicao do trabalho que tenho atualmente me sinto confortavel para usufruir.

Fiquei impressionada com meu auto controle sobre em relacao ao impulso de tentar aliviar momentaneamente a ansiedade. Isso foi gracas ao entendimento de que simplesmente sair gastando com coisas aleatorias nao resolveria a causa do problema.

E, a primavera no hemisferio norte chegou, trazendo o calor aconchegante do sol. Aquele sentimento de solidao diminui magicamente.

E para celebrar esse momento, a empresa que trabalho presenteou todos os funcionarios com vale compras. Achei bem diferente e generoso da parte deles. Esse valor so podia ser gasto com vestimenta, entao, acabou que fui novamente as compras.

Levei um tempo enorme para escolher o que levar, pois por mais que eu ache alguma peca bacana, agora sou muito mais exigente com o que se refere a qualidade e funcao. Mais uma vez, acabei por comprar pensando no trabalho, ja que a maior parte do meu tempo passo dentro de uma empresa. O marido e filho tambem foram beneficiados com esse presente.

As compras que fiz chegaram, fiquei ate senti um certo alivio pois sinto que agora tenho mais opcoes de vestimenta para ir trabalhar. Sempre me considerei uma pessoa que se veste discreta, mas esse conceito pode variar um pouco dependendo de onde moramos.

Assim, sem deixar de me sentir confortavel e de acordo com meus pontos de vista, finalmente parece que consegui preencher algumas lacunas do codigo de vestimenta que sempre senti existirem.

E, era de se esperar que o contentamento fosse permanecer e eu finalmente pararia de me interessar por visitar tais lojas virtuais. Mas infelizmente nao foi o que aconteceu.

Lembra do tal sentimento de solidao? Aqui os feriados sao bastante diferentes e muitos deles podem ser bastante longos mesmo que isso implique em termos que manter a rotina de trabalho normal. Quer dizer, rotina normal para empresas privadas, mas nao para os servicos publicos oferecidos pelo pais.  Existem 3-4 periodos do ano em que as escolas alteram seu horario de funcionamento (por exemplo, essa semana a escolinha que meu pequeno frequenta que normalmente funciona das 7-16.30 hs, durante 2 semanas funcionara das 8-16 hs).

Normalmente, meu esposo leva o pequeno para a escolinha, assim que ela abre e eu o busco. Como utilizo o transporte da empresa, sempre acabo chegando entre 16.30-16-50 hs, e por essa razao, pagamos um adicional a uma das professoras para que ela fique com ele ate que eu chegue. Em razao do feriado, todos os dias significa que meu marido chegara mais tarde no trabalho o que implica num retorno tamb'em mais tarde.

Por aqui as familias sao bastante grandes, entao em geral, os avos das criancas ficam responsaveis por levarem e-ou buscarem os filhos na escola. Mas, nos... nos nao temos ninguem com quem contar. Uma solucao seria arrumar uma baba, como tentamos anteriormente logo que comecei nesse novo trabalho, e infelizmente nao tivemos muito sucesso, razao pela qual pagamos a professora.

E a solucao que encontramos, foi nos revezarmos para buscar o pequeno na escolinha. Um dia o marido sai mais cedo do trabalho para busca-lo enquanto eu trabalho algumas horas a mais e no dia seguinte sera minha vez e assim por diante ate esse periodo acabar.

Essa situacao, somada a visita de uma pessoa querida e que 'e uma excelente consumista, me deram todas as desculpas para que eu me perdesse uma segunda vez. Ninguem alem de mim mesma 'e culpada por isso. Fui eu quem criei a desculpa e agi. E nada justifica essa escorregada, mesmo que eu tenha encontrado uma razao para ela.

Mas, novamente acabei por optando por me manter focada na questao de trabalho com pecas sociais.

No final das contas, somando as duas ultimas escorregadas e o cartao de compras de presente as adicoes ao roupeiro foram:

- 1 saia
- 3 calcados
- 2 jumpsuits
- 5 vestidos
- 3 blusas
- 1 calca
- 1 cardigan

Felizmente todas as pecas sao de excelente qualidade, confortaveis, condizem com meu estilo. Me sinto bem com elas, embora o sentimento de ansiedade ainda persista. Provavelmente eu viveria sem elas se eu nao as tivesse visto, mas depois de, por semanas ou meses elas terem se mantido em minhas simulacoes de compras, significa que mesmo com o passar do tempo elas ainda agradam aos meus olhos.

O unico incomodo que tenho tido em relacao as comporas foi o fato de eu ter aumentado substancialmente o numero de itens do meu roupeiro, o que eu tinha esperanca de manter cada vez amis baixo. Isso porque o esquema de um entra e um similar sai, nao foi possivel pois desde a ultima selecao, todas as pecas que tenho se mantem em uso e todas me fazem me sentir bem.

Pensando nisso, acabou que decidi nao mais me permitir entrar em nenhuma loja virtual por pelo menos 6 meses (pretendo que seja mais que isso, mas comecarei por um tempo menos drastico e quando chegar a hora, renovo o periodo). 

Comentários