Inspiracões e Experiências

Em breve, completaremos um ano que nos mudamos de pais, o que posso dizer que foi o penúltimo grande desejo de nossa bucket list. 

E esse novo ciclo de nossas vidas não só nos permitiu novas e incríveis experiências, como também tem permitido que outras pessoas pudessem vivenciar novas experiências familiares, sociais, espirituais e naturais.

Assim, queria dividir com vocês alguns insights que tive nesses quase um ano morando aqui em Israel.

1. Desapego

A criação desse blog foi o principal motivador para que eu aprendesse o real valor do material e do pessoal. Ainda enfrento altos e baixos, desenvolvi grande capacidade de perceber meus sentimentos e cada vez mais sou capaz de encontrar o equilíbrio sem que seja necessário criar novas despezas. 

Levamos anos nos preparando para estarmos realmente prontos e preparados para essa grande mudança, para que nossas malas se encaixassem no peso máximo liberado pelas companhias aéreas, para que ficassemos despreocupados com os móveis existentes no novo imóvel, e que também não foram escolhidos por nós.

Mesmo com todos os destralhamentos, desapegos, ainda tenho a sensação de que ainda tenho muitas coisas e que ainda é possível minimizar ainda mais. Quando comecei esse blog, basicamente eu já havia me desfeito de pelo menos metade do que inicialmente tínhamos e em pouco tempo, alcançamos 25% do inicial até a chegada do nosso pequeno.

Depois da mudança de país, isso se reduziu drasticamente, sendo que nossos bens se resumiam a roupa do corpo, alguns poucos objetos pessoais e livros. Obviamente, tivemos que readquirir utensílios para a casa. Infelizmente, junto com coisas realmente necessárias, passaram alguns objetos realmente dispensáveis. Mas felizmente, foram bem poucos comparados ao que podia ter sido.


2. Essencial

O desapego de bens materiais não gerou apenas um bem estar visual do ambiente em que moramos como também um bem estar financeiro e, consequentemente, familiar. 

Ter menos gastos, significou ter menos preocupaçoes com o fechamento do mês, menos necessidade de fazer horas extras, melhores noites de sono e, consequentemente, mais tempo de qualidade desfrutando com aqueles que nos são queridos.

Claro que ainda no percurso acabamos trocando um ou outro mau hábito por outro mau hábito, mas todo esse processo favoreceu nosso autoconhecimento e uma vez percebida a falha, fica mais fácil trabalhar a mudança, o que nos faz ser cada vez melhores comparados ao dia anterior.


 3. Apreciar a simplicidade

Tive sim a fase de achar que eu precisaria de tudo o que você pode encontrar facilemente em qualquer bar, restaurante, hotel, cabelereiro, e por ai vai... o problema não necessariamente seria ter essas coisas... a questão é que isso NUNCA fez, ou RARAMENTE fazia parte do nosso cotidiano. 

No fim das contas, se eu precisar ou quiser usufruir de qualquer coisa que eu não tenha em casa, justamene pela rara frequencia, sairá mais em conta sair da rotina.


4. Descobrindo novas habilidades

Com menos informação dentro de casa, o repouso é mais intenso e a disposição para realizar atividades é bem maior.

Por exemplo, voltei a ler livros diversos com maior frequência, tenho me dedicado a cuidar de plantas dentro de casa, tenho mais ânimo para projetos artesanais como os da festa de 4 anos do meu pequeno, melhorei a questão de foco e concentração.

Além disso, descobri que possuo a habilidade para cortar cabelo! Sim!!! A meses sou eu quem corto o cabelo dos dois homens daqui de casa. O bacana nisso tudo vai além da economia de cerca de 100 reais mensais, é um momento de interação e descontração que tenho com cada um deles.


5. Ainda necessário

Apesar de tudo ser bem mais fácil, ainda estou me esforçando com a questão de tirare guardar as coisas nos seus devidos lugares. Na verdade, todos aqui em casa estamos. Melhorou bastante, mas ainda temos um bom chão pela frente!

Comentários