Aplicando a estratégia das fotos na cozinha

Achei que o inventário fotográfico do roupeiro deu tão certo e fiquei tão animada que resolvi fazer o mesmo com os artigos de cozinha...

Não foram poucas vezes que TODAS as superfícies (pia, mesa, cadeiras) estiveram entulhadas de coisas fora do lugar, dificultando o preparo e o consumo das refeições. 

O apoio e comprometimento de manutenção da organização por parte do marido, que também divide as tarefas da casa comigo, foi fundamental.

Um dos erros mais comuns que cometemos (já fiz parte desse grupo) é que quando pensamos em organização, inicialmente compramos caixas e suportes e produtos que na verdade, permitirão que as tralhas se mantenham acumuladas, teoricamente de forma a não "machucar" nossos olhos. Começar assim, só nos manter fazendo o de sempre: gastando nossa energia em formato de dinheiro para comprar mais coisas que se acumularão pelos cantos da casa.

A verdade é que a organização somente acontecerá a partir do momento que removermos todos os excessos, duplicatas e inutilidades dos ambientes.

 

Assim, queria dividir com vocês o conteúdo dos gaveteiros e armários. Novamente, friso que o foco foi ilustrar o conteúdo organizado, sem me preocupar demais com as fotos...

 

 

O espaço necessário para o armazenamento de artigos de cozinha propriamente dito existente em nossa cozinha é muito maior do que efetivamente precisaríamos. Por isso, optamos por usar uma das portas duplas menos usadas para armazenar qualquer outro conjunto de produtos como papéis higiênicos, lenços umidecidos, produtos de lavanderia, e também para ir armazenando materiais como embalagens plásticas, pepéis e pilhas para que ao final de um determinado período, estes sejam descartados de forma adequada. Enfim, armários na cozinha são o único lugar da casa onde podemos manter "estoques".

 


 


Eventualmente, adicionar uma caixa organizadora ou outra pode acabar facilitando sua vida. Se isso for necessário, você perceberá que inclusive o tamanho dessas caixas será muito menor do que poderia ter sido se as caixas organizadoras tivessem sido adquiridas antes do destralhe.

Por exemplo, as 3 caixas plásticas com tampa onde guardo produtos que mantenho estocados a fim de não precisar visitar todas os corredores do supermercado o tempo todo e que, se mantidos nas embalagens originais, ocupariam muito mais espaço.

Esse exercício foi muito legal pois me obrigou a re-organizar tudo novamente e repensar mais objetivamente ainda cada item que habitava minha cozinha. Reparem na quantidade de espaço "vazio"... lindo, não!?

E após todo esse processo, finalmente consegui focar em pontos mais ibjetivos sem ter a visão e a mente ofuscada por muita informação. Esse é o caso das latas. Sempre achei muito difícil organizá-las: antes por ter coisas demais e agora porque um espaço plano não muitas vezes não permite que possamos vizualizar todas as opçoes de forma objetiva (dependendo da quantidade e variedade de enlatados que possuimos. 

Soluções encontradas: montar estoques menores, diminuir as variedades por versões "in natura". Caso ainda assim o número de enlatados seja relativamente grande, achei duas idéias que poderiam ser incorporadas e que permitem a otimização do espaço (principalmente quando ele é limitado): a utilização de uma base giratória como aquelas usadas em mesas para acomodar condimentos ou criar uma escadinha para dispô-las em altura diferentes.

Mas antes de tomar uma decisão, uma vez liberado os "ruídos" Escolher entre uma ou outra dependeria da quantidade de latas a serem "estocadas", e isso depende muito. Assim, novamente a parceria com o marido ajuda a determinar o que seja mais adequado para nossa realidade, e maximize nosso dia a dia, sem que saiamos de forma desfocada e imediatista.

Assim, durante as próximas semanas podemos observar esse "detalhe" e decidir sobre a necessidade de adquirir ou não um novo objeto e, em caso positivo, qual. Com o armário lotado de coisas úteis e inúteis, nunca nos demos conta da possibilidade de maximização do espaço das latas, pois existiam outros aspéctos (desnecessários) que camuflavam o que precisava de atenção.

Outra coisa importante para todas essas conclusões foi o destralhe realizado dias antes (aqui), foi mais fácil identificar algumas duplicatas. Alias, essa é uma dica interessante: num mesmo ambiente, primeiro realizar um destralhe para coisas obviamente a mais e após alguns dias, re-destralhar tudo novamente focando nos detalhes.

Ler esse último paragrafo que escrevi, para quem está só começando, pode parecer que talvez a simplificação da casa e consequentemente da nossa vida seja mais trabalhoso do que simplesmente deixar como está.

Por favor, não desanime. É importante ter em mente que todo esse acúmulo levou anos para se formar, e, infelizmente não será em algumas horas que nos livraremos dele.

Comece da forma que for mais conveniente para você, mas comece. Imediatamente você sentirá que a cada destralhe, o ambiente fica mais e mais aconchegante e mais ainda, oportunidades diversas que sempre batiam na sua porta, agora entrarão porta adentro e te completarão, porque agora, com espaço para a propagação do som e luz, você ouvirá e verá!

Mas tenha em mente que principalmente no início, é necessário paciência, o tempo que levará para que você viva essa experiência dependerá muito da quantidade de tralha acumulada e da sua disposição em desapegar.

Pelo menos para mim uma coisa é certa: a sensação de leveza e liberdade em desapegar é mais  prazerosa e duradoura do que adquirir coisas o tempo todo. 

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