Como ter um Lar dos Sonhos

Criei uma listinha sobre um passo a passo, e que se tornou óbvia, só depois de muitos anos quebrando a cabeça e me arrependendo sobre diversas aquisições feitas com pressa e, finalmente, após uma mudança de pais...

1) Conheça a si mesma/o.
Olhe para dentro de você, relembre sua história, reflita onde você quer chegar, quais experiências você quer viver. Qual o espaço você pretende dispender para bens materiais, para sua vida social, para sua vida familiar, para você consigo mesma/o.

2) Planeje antes do começar. 
Não basta apenas olhar catálogos de compras de produtos, se apaixonar por toda combinação da moda. Sua casa é uma extensão sua, da sua família. É preciso saber identificar se a decoração linda que aparece na foto reflete ou não seus gostos, se ela comportará ou não sua rotina diária. 

3) Descubra qual o tipo de design te inspira. 
Conheço pessoas que acham o minimalismo lindo, porém frio. Diferentes estilos de decoração muitas vezes podem ser combinados, de acordo com suas preferências pessoais.

4) Redefina e reorganize o que você já possui.
Sem dúvidas, é muito mais fácil comecar do zero, mas essa definitivamente não será a realidade da grande maioria. Muitas vezes, os móveis que temos são de qualidade, mas precisam de alguns reparos, ou quem sabe, uma pitada de cor. As vezes, tudo é uma questão de inverter os móveis de lugar, colocar uma nova cor nas paredes, reformar um móvel que você já tenha.  

5) Compre móveis sem manchas ou vernizes, de segunda mão, sempre que possível
Numa época de consumismo, sempre que possível, vale a pena tentar garimpar por móveis mais antigos pois, com raras excessões, tem mais durabilidade.

6) Faça você mesmo sua decoração
Ok que nem todo mundo tem o dom de criar objetos e tal. Mas é possível readaptar objetos, dando novas "funções" a eles. Exemplos não faltam na internet: cabides de roupas virando suporte para livros, molduras de quadros virando porta bijuterias/óculos/quadro de recados, potes diversos sendo reaproveitados como porta alimentos/trecos, luzes de festividades de final de ano dentro de garrafas, cadeiras como suporte para vasos...

7) Aposte em cores
Tão bacana quanto ter como pagar para outra pessoa fazer, muitas vezes é fazer você mesmo. Talvez essa seja a chance perfeita para uma atividade a dois ou em família. Escolher cores novas e aproveitar para fazer uma limpeza na mente enquanto mudamos o visual das paredes, tetos, chão...
Uma regrinha que podemos seguir quando somos novatos nessa área de cores é manter 60% do ambiente com cores neutras (paredes), 30% com uma cor secundária (móveis) e 10% com cor de destaque ou ousada (objetos decorativos).

8) Cultive o minimalismo
Independente do estilo de decoração que você prefira, evite acumular muitos objetos, principalmente se os cômodos em questão são pequenos.

8) Não faça tudo de uma só vez
Quando montamos aos poucos, temos tempo para curtir e ser grato por cada pequena conquista. Sem contar que temos tempo para reavaliar cada peça no contexto e menores riscos de cometer enganos que podem sair caro ou prejudicar nosso contentamento.

Comentários