Caderno de Controle de Financeiro 2018

Durante o processo de organizar malas, anunciar itens a serem vendidos, encaixotar coisas, doar outras, me deparei com alguns cadernos que não foram usados durante a faculdade (por falta de oportunidade).

Desses, separei um e transformei em caderno de controle financeiro com data de início para janeiro de 2018. 

Tentei diversas técnicas de controle de gastos como blocos de anotacoes, extratos bancários, planilhas digitais... e em todos os casos, falhei e desisti. 

Porém, encontrei um antigo cadernos da época que moramos em RC, onde, de forma simples havia o controle financeiro de mais de 6 anos seguidos, incluindo identificação e classificação de gastos por categorias ao final de cada ano.

Como meu caderno de controle financeiro funciona?

- separo uma folha (frente e verso) para cada mes, ou seja, 12 folhas de forma seguida.

- as 2 folhas seguintes contem o relatorio financeiro do ano todo onde destrincho detalhes que passam batido como:

     - Entrada: anotação mensal de salário por exemplo.

     - Banco: anotação mensal de todos os valores relacionados como taxas, rendimentos, previdência e segur vida, cartão de crédito, aplicações e investimentos.

    - Imobiliária: no meu caso, tenho um apartamento alugado, então acrescento nesse espaço o valor do aluguel que recebemos, taxas, manutenção etc.

     - Doações: anotação mensal de contribuições ou doações realizadas mensalmente ou não.

- 1 folha seguinte contendo a relação de entrada e saída total e identificação e classificação de gastos por categorias ao final de cada ano (moradia, saúde, alimentação, educação, transporte, lazer, família, social, móveis e eletrodomésticos). E como sobra espaco, da até para colar graficos que facilitam a visualização dos mesmos.

Assim,, para cada 12 meses, utilizo 15 folhas de um caderno.

Se ficou meio confuso, segue um modelinho que montei para facilitar a compreensão...

Comentários