Mais uma mudança por vir... Parte 3

Depois de muito mudar para lá e cá, aprendemos algumas manhas para que a experiência seja menos trabalhosa e cansativa. Pequenas mudanças nos causam ansiedade, mais ainda quando a mudança significa abrir mão do aqui agora, longe de tudo e todos que conhecemos.

Mas é claro que esse processo e preparação para o tão esperado dia D não precisa ser penoso, sofrido. Quanto mais cientes das nossas escolhas, quanto mais nos prepararmos, menos intercorrências ocorrerão no caminho, e mais tempo para curtir de forma construtiva e positiva.

Dessa forma, esse post tem o intuito de facilitar a visualização de situações que toda mudança gera, e nada melhor do que listar o máximo que podemos acerca do passo a passo para facilitar nossa visualização desse percurso.

Essas listas resolverão todos os problemas? Não, mas minimizarão e muito as intercorrências e mais que isso, permitem que você tenha tempo de realizar os ajustes necessários quando eles aparecerem de forma menos estressante. Então seguem as dicas...

1. Pesquise dados acerca da média de custo mensal de aluguel, internet, transporte e alimentação, energia e água da região de interesse.

Pode-se entrar em sites de compra/venda/aluguel de imóveis para ter ideia de variação de preços de imóveis em diferentes bairros de uma mesma cidade, usar o google maps como referência para conhecer a vizinhança. 

Essa noção é importante para que você possa se programar caso queira montar uma reserva para a viagem ou pelo menos para não ser pego de surpresa com valores.

É possível garantir uma dinheiro para gastos iniciais, pequenos consertos e/ou reformas necessárias e, em alguns casos,  já garantir meses pagos relacionados a valores fixos.

Os sites expastistan e numbeo fazem comparações acerca dos custos de vida entre diferentes localidades.

Outra idéia é ir organizando dados acerca da chegada:necessidade de hospedagem em hotel, hostel, casa de conhecido, alugar um imóvel? Como funciona a questão de transporte público, proximidade de supermercados, médicos e pronto atendimentos...


2. Liste o que  realmente pretende levar com você, pois, baseado nessa informação, será possível estimar o quanto será gasto com transporte da mudança.

Neste caso, basear-se em conceitos e dicas do minimalismo, ajuda muito a economizar tempo, dinheiro e energia.

O que não for seguir com você, separe e se desfaça da forma mais adequada: doção, venda, lixo/reciclagem.

Publiquei aqui o check list que usamos no processo dessa última mudança.


3. Liste o que você pretende levar consigo a fim de tornar o novo lar funcional de forma imediata.

Por exemplo, o apartamento que moraremos já tem geladeira, fogão e microondas, camas com colchões, então em nossa bagagem consta 4 pratos rasos e 4 pratos fundos, 4 panelas, nosso jogo de talheres e 6 travessas, 3 roupas de cama de casal queen e 2 de solteiro. Esses pequenos kits gerarão várias formas de economia: evitará gastos com alimentação, gastos desesperados por comprar artigos de cozinha, permite uma ambientalização mais tranquila, gera menos ansiedade.


4. Liste e faça estoques de produtos de uso pessoal e que necessitam de alguma autorização de compra como é o caso dos medicamentos. Atente para prazos de validade e de manter as receitas junto das embalagens.


5. Organize itens por categorias, listando cada objeto em cada mala/caixa/sacola, assim fica bem mais fácil na hora de carregar e descarregar a mudança e também para distribuir cada pacote em seu devido cômodo.


6. Liste e organize todos os documetnos pessoais: Carteira de identidade e de pessoa física,  título de eleitor e comprovantes de votação, alistamento militar, carteira profissional e de conselho profissional, planos de saúde, carteiras de vacinação atualizadas, passaportes, diplomas e certificados, certidões e documentos de imóveis e automóvel, entre outros.

Comentários