Preocupações Quando se Espera o Primeiro Filho

É óbvio que por aqui, marinheiros de primeira viagem, além da alegria imensa e expectativa pela chegada de nosso pequeno grande milagre, também tivemos a mente tomada por preocupações...

1. Desenvolvimento saudável e normal
Só quem já perdeu uma vez é capaz de entender a verdadeira "neurose" que o casal passa quando recebe a notícia de uma segunda chance. Ao mesmo tempo que ficamos felizes, nos contivemos a cada novo ultrassom. Quando passamos do terceiro mês e meio, no entanto, vendo tudo dando tão certinho, é claro que foi irresistível nos deixar levar pela imensa alegria e realização por saber que em pouco tempo teríamos nosso pequeno em nossos braços.

2. Profissional e Estudos
Logo que descobrimos que estávamos grávidos, pedi para sair do trabalho. Sim, sair. Nada de afastamento, sair definitivamente. A ideia era garantir o sucesso e qualidade da gestação. O processo durou vários meses até eu conseguir isso definitivamente, mas deu certo e é isso que importa. Mantive ativo apenas os estudo, por ser um atividade que exige praticamente nenhum esforço físico. Sem contar que manter a cabeça ocupada com outros pensamentos, manteve minha mente menos aberta aos medos relacionados a experiência anterior, além de ter dado a impressão que o tempo passava mais depressa.

3. Montagem do Enxoval x Espaço Físico Disponível
A ficha foi caindo aos poucos e com ela, as primeiras considerações a respeito da chegada do novo membro em nossa família. Tivemos que listar tudo o que seria realmente necessário e indispensável (na nossa concepção) no quesito "bens para o bebê". Esses "bens" incluiriam o enxoval para o primeiro ano de vida do pequeno, além de móveis e outros acessórios. E fazer caber tudo na casa que atualmente moramos. Uma vez decidido, foi só esperar para descobrir o sexo para comprar especifico.

4. Parto
Pesquisei muito sobre os tipos de parto, conversei com muitas gestantes e mães sobre o assunto. Montei o plano de parto, busquei a opinião de mais de um médico buscando aquele que mais me desse segurança para realizar um parto natural. Sem contar a pesquisa em hospitais e maternidades que praticam parto humanizado. Obviamente, listei os custos que não são poucos.

5. Locomoção, atividades físicas e encontro de gestantes
Por termos apenas um carro, minha locomoção se restringiu quase que completamente. Precisei parar com as caminhadas que exigiam esforço demais, táxi rotineiro é inviável e ponto de ônibus é longe demais (exige caminhada das boas). Também senti necessidade de me exercitar, mas precisava ser algo leve e sem riscos e por conta (por não ter academia próxima de casa), mas por enquanto nada. Principalmente nessa reta final, tenho me sentido bastante sensível (facilmente choro) por conta de alguns conflitos pessoais. Como sei que não sou a única a passar por coisas do tipo, penso que seria muito legal se eu pudesse estar em contato com outras gestantes para dividir sentimentos e sensações. Mas novamente me barrei por conta da dificuldade para sair de casa. Para tentar contornar isso, tenho acompanhado blogs e páginas específicas em redes sociais para amenizar as sensações do período. 

6. Amamentação
Não precisei de muito tempo para decidir que dedicaria desde o dia do nascimento e todo o primeiro semestre de 2015 para amamentar e cuidar eu mesma do meu bebê. Somente depois desse período iremos pensar sobre escolinha, creche, maternal. Confesso que a ideia de ficar tanto tempo sem exercer alguma atividade profissional e/ou estudos me assusta um pouco, mas prefiro confiar que serei capaz de retomar essa parte da rotina.

7. Creche x Escolinha
Onde deixar seu filho? Com quem deixar seu filho? Posso mesmo confiar a integridade física e emocional do meu filho a terceiros? Infelizmente criamos nossos filhos para o mundo então sim, estou ciente de que em breve terei que que confiar em terceiros. Mas não sem muita pesquisa e questionamentos das instituições existentes por aqui!

8. Financeiro
Como sai do meu antigo trabalho visando troca de profissão, a renda de casa reduziu bastante, ao mesmo tempo que as despesas aumentaram. Por conta de nossa rotina, ainda teremos que avaliar a obtenção de um outro carro e/ou mudança de endereço. Sem contar as pesquisas por escolinhas próximo de nossos pontos de acesso rotineiros e ou contratação de alguém para me ajudar em casa.

9. Apoio Emocional
Felizmente, temos contado com o apoio de grandes amigos (família de coração) nesse momento tão especial e somos muito gratos a eles e são eles que em acompanhado todo o desenvolvimento tanto do bebê quanto o nosso e a amizade se fortalece cada dia mais! Obrigada a eles que sabem quem são!

Para quem já é mãe/pai quais foram suas "preocupações" e como lidaram com a ansiedade?

Comentários

  1. Não sou mãe nem pai rsrsrsrs, mas penso que a maior preocupação no meu caso, seria deixar o bb com terceiros, e isso pq sou pedagoga e sempre trabalhei em creches. Tenho algumas dicas pra vc. 1. Nem sempre o lugar mais caro é o melhor, inclusive existem ótimas instituições públicas, geralmente municipais, que foram construídas recentemente com toda estrutura técnica e legal exigida pelo MEC/ 2. Importante saber quais atividades lúdicas a instituição oferece p/ que a criança passe o dia todo na ociosidade, o local deve adotar a concepção de que o cuidar e o educar são indissociáveis / 3. Muitos lugares se " gabam" de possuir todos os ambientes climatizados, o que não é ruim, mas no caso de crianças pequenas e bebês um local bem arejado às vezes conta mais / 4. Item muito importante: a relação adulto X crianças. No caso de bebês, se não me engano, recomenda-se 1 adulto para cada 3 crianças ( fácil de achar no google). Mas que isso a segurança fik complicada/ 5. Nem sempre possível, mas que se tiver é muito bem vinda, seria um local com área verde, árvores, hortinha etc... 6. a segurança do local no quesito instalações, seria basicamente se os móveis e objetos são adequados a faixa etária da criança / 7. E uma coisa importantíssima: escute seu coração! Se vc tiver um sentimento, digamos "ruim" em relação ao local mesmo que ele se mostre o local perfeito, é melhor se escutar e procurar outro lugar.
    São taaaaantas coisas, tem um monte ainda!!! Mas que continue correndo tudo bem com sua gestação, e logo logo vc vai tá aqui compartilhando com a agente as descobertas e alegrias de ser uma mãe minimalista. Desculpa pelo tamanho do post, fui escrevendo e ele ficou enorme :-) Boa Sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina,
      Muito obrigada por todos os pontos que você levantou em seu comentário. Realmente são tantos "detalhes" que no conjunto fazem diferença, principalmente na questão de qualidade, conforto e segurança, nossa principal preocupação! E não se preocupe com o tamanho do comentário, ainda mais com um conteúdo tão rico! Sinta-se a vontade para comentar mais e sempre, pois você não só me ajudou, como com certeza ajudará muitas outras pessoas! Um lind final de semana para você! Obrigada novamente! Nicoli

      Excluir
  2. Oi nicoli, parabéns pela gestação! Que você tenha muita saúde assim como seu bb! Quando engravidei demorei 40 semanas e 5 dias para me acostumar com a ideia de ser mae. No início foi um choque, apesar de casada, com emprego, a ideia de ser mãe me assustava , ter alguém dependendo de mim, precisando de mim, eu ser responsável por educar alguém, e o pior de tudo, ter alguém dentro de mim era uma sensação esqusita! Amamentar então era algo que me dava calafrios. Resolvi viver um dia de cada vez, não pensava murio não, senão pirava! Depois que ele nasceu também fiz o mesmo. Assim que ele nasceu de parto normal humanizado e hospitalar surgiu a mãe do nada! Quis amamentar naquele momento, quia ser a responsável por nutri lo! É assim, vivendo um dia de cada vez, tentando não pirar, é controlando minha ansiedade natural, Murilo fez 6 meses essa semana de pura gostosura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Zoe!
      Parabéns para você também pelo bebê! E temos mais um algo em comum: também terei um meninão! Estou muito animada aguardando a chegada dele e também torço para que o parto seja o mais natural possível, pois acredito que dessa forma seja mais saudável para a saúde dele! Muito obrigada pelo seu relato! Realmente pensar que serei responsável por uma vida me enche de medo: apesar de achar que é um enorme privilégio, entendo que é uma grande responsabilidade e cada vez mais presto atenção nos meus atos e palavras para que estes sejam exemplos de coisas boas para serem seguidos. Um lindo final de semana para vocês!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!