Simplicidade e Praticidade em Casa - Parte 1

Tirando a casa dos pais e as repúblicas onde vevemos, considerando apenas a vida em casal moramos em uma kitnet de 14 mt2 composto de 1 banheiro, 1 área comum e 1 cozinha. Tínhamos dois colchões de solteiro que ficavam no chão e funcionavam como cama e sofá. Um tapete, dois mini roupeiros, uma TV de tubo 14'', um fogão com forno de 2 bocas, 1 geladeira de 1 porta e mais alguns itens que não necessariamente existem mais por aqui. Basicamente usávamos o lugar para as refeições e dormir.

 


Na época, eu ficava realmente chateada pois achava que "aquele não era jeito de se morar" ou ainda que as pessoas iriam achar que nós não éramos bem sucedidos. Porém, sempre me sentia a vontade e confortável ao entrar na nossa casinha simples. Sem contar que o aluguel era dado, se comparado com agora. Mas esse cantinho tinha muitos problemas externos: estudantes que tinham acabado de entrar na faculdade (nós fazíamos pós graduação) e transformaram o lugar em um lugar desprezível. E, como a regra é os incomodados que se mudem, nos mudamos.

E de lá fomos para um apartamento de 56 mt2 com 2 dormitórios, sala para 2 ambientes, 1 banheiro, 1 cozinha com área de serviço. Tanto espaço e tão pouca mobília. Noivamos, casamos e resolvemos investir em conforto assim, além de trazer alguns móveis que eram nossos e que estavam na casa dos nossos pais para dar volume e resolver momentaneamente a falta de mobília. Compramos 1 máquina de lavar roupas, 1 microondas, 1 mesa com 4 bancos de madeira, 1 colchão casal queen size, 1 pufe gigante para ser usado como sofá. Observação: na época parcelamos o colchão e a máquina de lavar em 3 vezes cada, o restante pagamos a vista. 

Como éramos somente nós dois, fizemos do segundo quarto, um roupeiro gigante + depósito. Sim, depósito já que devido ao casamento, ganhamos diversos itens que ficavam empilhados pela falta de armários e prateleiras na cozinha. Cerca de um ano depois começamos a procurar uma casa para comprar. Foi quando soubemos da oportunidade de adquirir um apê idêntico ao que morávamos, no mesmo condomínio... E de quebra economizamos com caminhão de mudança. Falei aqui como isso foi possível.

Já em nosso apartamento próprio, após um ano, decidimos que estava na hora de investir em um pouco de conforto, pois a realidade era exatamente a mesma que citei anteriormente. Uma loja famosa estava trocando de dono e nome, fez um preço fenomenal para que eu tivesse a cozinha dos meus sonhos e um buffet na sala e uma pequena prateleira na sala de TV. Compramos também box para tirar o colchão do chão, um roupeiro, uma máquina de secar (quem mora em apartamento entende a importância de uma dessas!), um sofá e duas poltronas, 2 pufes. 

Mas, mesmo com os cerca de 4 mts de armários de cozinha e o novo e gigante roupeiro, o segundo quarto era um verdadeiro depósito: 1 estante forrada de livros, malas com roupas, ursinhos de pelúcia que eu colecionava (detesto bonecas), pilhas de artigos relacionadas a pós graduação, computador, e tantas outras tranqueiras. E toda vez que eu olhava para aquele quarto sentia raiva da desorganização, até que finalmente iniciamos o processo de destralhamento (sem saber do tal minimalismo). Mas, assim como todo mundo, apesar de constante, foi um processo lento no começo e não tão eficiente já que sempre entrava outro item novo recém adquirido. Muitos presentes que ganhamos de casamento, viraram presentes de casamento para outras pessoas visto que ainda estavam nas embalagens originais sem nenhum uso. Doação de roupas e ursinhos (mas os meus preferido viraram diversão para o Porqueira - ele adora!). Nos livros, era proibido cogitar a possibilidade de separação!

Tempos depois, tivemos que nos mudar para outra cidade, e depois de muitos trancos e barrancos, encontramos o cantinho que vivemos hoje: 1 dormitório, 1 sala, 1 cozinha + área de serviço e 1 banheiro. Suspeito que ao todo sejam cerca de 50 mt2 de área construída dentro de um terreno de uns 300 mt2. É um pouco menor do que nosso apê de dois dormitórios, porém com muito mais terreno. Assim como na maioria dos casos, temos apenas o gabinete do banheiro e da cozinha. Uma única estante de ferro na cozinha e um roupeiro que foi transformado em estante para o quarto. O sofá, araras e o fogão são os únicos móveis novos enquanto os demais são mobílias adquiridas a tempos atrás.

Continua no próximo post...

Comentários