Desacelerei

Cheguei na exaustão e desde que entendi o que me levou a isso, desacelerei. E como sou uma pessoa que precisa de tempo para chegar ao meio termo, desacelerei em todos os aspectos da minha vida desde minhas últimas decisões e acontecimentos. 

Somente depois que desacelerei (quase parei na verdade), consegui olhar para o todo e tomar pequenas novas decisões a respeito do que quero para minha vida versus para onde eu estava indo versus como reverter essa situação.

Como toda mudança, o choque inicial as vezes desorienta, mas basta persistir que aos pucos tudo o que é necessário começa a se ajeitar no processo. Um professor um dia disse em sala de aula que o "medo é excesso de passado e ansiedade é excesso de futuro"... concordo plenamente e sei que tenho o pezinho em ambos...

Destralhar a casa e a vida de bens materiais é muito simples quando comparado a destralhar histórias passadas por nós vivenciadas. Isso é tão verdade e no fundo no fundo todos nós sabemos disso. Não é a toa que nos apegamos tanto a bens materiais: direcionamos nossos sentimentos para um objeto inanimado ou mesmo outro indivíduo, buscamos barulho, tudo para evitar ouvirmos nosso "eu interior" nos fale as verdades a nosso próprio respeito.

A cerca de uns 4 anos, decidi abrir a minha "caixa de Pandora". Achei que seria possível dar uma espiadinha e, dependendo do caso, fechá-la rapidinho caso eu achasse que seria demais para mim... Acontece que uma vez aberta, a tal caixa não fecha mais e nesse meio tempo precisei aprender a lidar com tudo que saía de dentro dela. Foi surpreendente o que encontrei, o que aprendi a meu próprio respeito... 

Apesar de ter aparecido muita ferida que ainda não tenho ideia de como tratar, ainda sim, considero que foi uma das decisões mais certeiras que podia ter tomado, pois evitou que tais feridas crescessem ainda mais e mais ainda, permitiu que eu potencializasse tudo de bom que encontrei até agora.

Mas como nossa mente sempre busca o menor gasto de energia, muitas vezes eu me peguei tentando fingir que não era comigo, mas como já disse anteriormente, uma vez aberta, a caixa não fecha... Por isso, graças aos poucos compromissos nos meses de junho e julho, aproveitei como uma oportunidade para tentar colocar o máximo de idéias no lugar. Tem funcionado bem.

Mas aproveito para contar que preparei uma sequencia de posts bem especiais que dividirei com vocês...

Comentários