Desafios Mude.nu - Sendo Mais Produtivo

"Um hábito é uma maneira permanente ou freqüente, regular ou esperada de agir. Embora o ser humano se gabe de ser criativo e tudo mais, não há como negar que somos criaturas de hábitos. Você pode ver isso de forma negativa, se associar hábito a uma rotina tediosa, ou de forma positiva, se enxergar nas ações regulares um meio de chegar aos seus objetivos." (Leia mais: aqui, aqui e aqui)
Depois de um ano cheio de lutas e divagações internas, pensei: "Show de bola! É disso que preciso!"

Na dúvida, resolvi aumentar o tempo de 21 dias para um mês, só para garantir (óbvio que observei bem minhas sensações no 21 dia!). Em vermelho estão as atividades que começaram bem, mas que falhei no meio do caminho, por isso focarei nelas a partir de agora:

Janeiro
- Lavar a louça imediatamente após as refeições (antes eu deixava para lavar somente no final da tarde, mas as vezes, ficava somente para o outro dia - louça limpa deixa a cara da casa arrumada)
- Responder e enviar mensagens de e-mail assim que lê-las (perdi as contas de quantas vezes "dei uma dessas" durante o ano de 2013, com aquela mini frase básica: depois faço isso... - ops!)
- Pendurar as roupas lavadas imediatamente, independente do cansaço (as vezes elas acabavam esperando em forma de "montanha" por uns 2 dias - que feio!)
- Verificar e-mails somente as 08 hs e as 18 hs (pois antes ou eu olhava o dia todo ou passava dias sem olhar!)

Fevereiro 
- Preparar refeições diariamente independente do cansaço
- Meditar diariamente por 5 minutos, ao acordar, durante o almoço e antes de dormir
- Realizar as refeições nos seguintes horários: 06:15 hs, 12:00 hs e 18:30 hs (sem exceção), e ainda comer frutas nos intervalos (tem dia que realizo apenas 2 refeições!)

Março
- Estudar diariamente cada matéria do novo curso (até estudo bastante, mas sempre priorizo as matérias que mais gosto, assim, a ideia é realizar revisões de todas as aulas e temas com pelo menos 15 minutos de duração cada matéria). Nesse caso, chegando em casa, tomo um banho, como uma fruta, brinco com o cachorro, cuido dos peixinhos e caio no estudo enquanto o marido prepara o jantar.
- Fazer trabalhos e exercícios na mesma semana em que foram anunciados, independente da data de entrega.

Algumas outras atividades mais rotineiras, também foram incluídas, mas procurei não "lotar demais" a agenda para não me sentir sobrecarregada. Como o objetivo é contar somente quando eu cumprisse os objetivos, aqui estou. No entanto, nesse caso, entendo que é um processo contínuo e como senti que "palpei" os resultados benéficos, pretendo continuar incorporando novos hábitos utilizando esse método.

Comentários

  1. Pelo menos você começou. Muitas dessas suas metas eu também fiz, mas ainda estão no papel. Estou sempre empurrando com a barriga e isto está começando a me incomodar. Preciso colocar em prática logo o que determinei, mas às vezes vão surgindo coisas que termina você relaxando.
    Vamos a luta!

    Beijos e um ótimo fim de semana,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy! Valeu pelo apoio! Considero que esse desafio ainda não está cumprido, mas estou feliz por já ter incorporado algumas coisas no piloto automático... O que achei legal da proposta do Mude.nu, foi que quando você anuncia publicamente, você se compromete com mais entusiasmo! Você também vai conseguir! Lindo final de semana para você tb!

      Excluir
  2. Não estou sozinha! Estou impressionada! Parecia que eu estava lendo sobre minha vida! Também são bióloga, com mestrado, doutorado, pós doutorado, fiz cursos de mergulho, dança do ventre, francês, inglês, espanhol, artes, tenho blog, loja virtual, sou fotógrafa, turista, leitora, minhas amigas me chamam de mulher polvo! Estou aprendendo a focar, pra ver se termino alguma coisa! Quando comecei a prestar concursos para ser professora, decidi que não queria mais! Agora não sei mais o que eu quero da vida!
    Obrigada pelo texto! Com certeza vou ver mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Zoe! Seu comentário também me deixou contente! Realmente é necessário muita disposição e organização para lidar com tanta coisa ao mesmo tempo. Ter diminuído minha cobrança com relação a perfeição me ajuda a concluir as atividades com mais facilidade e também me deixa menos estressada! Espero saber mais sobre sua evolução pois com certeza ela também pode me ajudar! Um lindo final de semana para você!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!