Meu Capsule Wardrobe

A primeira vez que ouvi o termo foi com a Andreia, do Nada de Compras, e combinou certinho com o que faltava para minimizar ainda mais o meu guarda roupas. Copiei o texto dela para dividir com vocês:

"O termo capsule wardrobe, ou seja, guarda-roupa cápsula, foi criado por Susie Fax, proprietária de uma loja chamada "Wadrobe", localizada em Londres, na década de 70. Segundo ela, o guarda-roupa cápsula é um conjunto de peças de roupas essenciais que não saem de moda e que poderiam ser usadas em todas as estações do ano, para isso, só era preciso atualizá-las com itens da estação.
Susie Fax sugere que o guarda-roupa cápsula de uma mulher seja composto de duas calças, um vestido ou uma saia, uma jaqueta, um casaco, uma malha, dois pares de sapatos e duas bolsas."


É ou não é tudo a ver com minimalismo e simplificação?!

Ok, adorei. Mas como montar o seu?! Existem alguns pequenos aspectos importantes para se considerar:

1. Estilo de vida
Como é seu ambiente de trabalho? Quais os ambientes que você frequenta? Qual sua frequência de ficar em casa? Estime a quantidade de horas de cada atividade que você realiza. A quantidade de horas corresponderá a porcentagem de roupas necessárias para cada uma.

2. Cores
Aqui você levará em consideração o seu tipo de pele, cabelo e as cores que combinam mais com o seu tipo.

3. Tipo Físico
Aqui se considera relação altura/peso, formato do corpo, etc.

4. Estilo Pessoal
Você é romântica, clássica, esportista, séria, alternativa? Quais suas atividades ao longo da semana quando não está trabalhando?

Meu resultado: Summer Type (verão)

color palette summer type

Calça jeans é a peça que SEMPRE tenho. Já tive de diversas cores mas atualmente mantenho somente a jeans normal um pouco mais clara e um pouco mais escura. É uma peça que graças as diversas tecnologias, é resistente, durável e ao mesmo tempo confortável. Para fechar com chave de ouro, ainda combina com tudo: camisa social, camiseta, blusinhas diversas. Vai bem com ou sem acessórios (apesar de eu não ser muito de usar acessórios), é realmente uma das criações mais bacanas do mundo (para mim)! Em resumo, calça jeans combina com tudo o que sou e gosto: bióloga, mochileira e futuramente veterinária, amante da natureza e aventuras não necessariamente radicais. E eu nunca antes tinha pensado sobre isso.

Já tive a fase de baladinhas mas cansei pois prefiro a luz do dia. A verdade é que gosto mil vezes de assistir um filminho em casa, um churras com os amigos e viagens. Não tenho lá muita paciência pra grandes festas e eventos, por isso, abri mão de praticamente de todos meus vestidos de festa (que são os que uso e repito quando é o caso, sem a menor vergonha!). Mas confesso que tenho uma quedinha por tubinhos. Sim, tubinhos... tenho alguns (6). Uso menos do que gostaria, eu sei, mas eles fazem a diferença quando surge algum evento (geralmente congressos) onde se pede um toque mais social. A verdade é que me sinto mais confortável de calça jeans do que de vestido.

Nunca fui muito chegada em estampas, muito embora exista uma ou outra peça com algum detalhe diferente e as vezes até "berrante" para quem me conhece. Mas se está aqui, é porque realmente conquistou meu coração! E coincidentemente, a maioria das cores se encaixam na paleta daí de cima, o que me deixa bastante satisfeita. O que acontece é que tem épocas que encano que fico melhor com camisas mais larguinhas, apesar de que dessa vez estou na fase de blusas mais justinhas (o marido disse que ficam melhores em mim, então estamos aí).

Sempre achei que o branco não ficava muito bem em mim e estava receosa quanto a necessidade de se usa branco na nova profissão. Foi quando parei para observar e percebi que a questão do branco está mais relacionado com o corte e o tipo do tecido em si do que com a cor, pois tenho um macacão branquinho que acho que fica super bacana em mim. Basta não ter pressa e escolher com carinho as roupas brancas quando precisar comprar mais.

Ainda existem peças que mantive nesses períodos de constantes destralhes e que não se encaixam nessa paleta, mas não tem problema pois geralmente são as "roupas de faxina" ou "roupas de ficar em casa", e a maioria já está ficando bem gasta com a frequência de uso/lavagem.

Comentários

  1. Olá querida, grata pela referência. Este assunto eu adoro mesmo e rende muitooo papo gostoso! Pois é, eu tenho fases de usar jeans todos os dias da semana e acho também que é ótimo e combina com tudo! E tenho fases de vestidos e saias, como está fazendo muito calor aqui ultimamente estou na fase de vestidos e saias. Também não sou chegada em estampadas, tenho algumas blusas e um vestido. Gosto de branco e não gosto mesmo de "bege", fico com cara de doente! risos... e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia,
      cito sempre os blogs que acompanho e gosto, e o seu é super bacana!
      Também acho esse assunto legal apesar de não entender muito. Aliás, acho que o tanto de roupa que eu tinha impossibilitava a observação do que ficava melhor em mim... e sobre o beje, somos duas! Risos!
      Valeu pelo comentário!
      Que vc tenha um lindo final de semana!
      Grande bj Nicoli

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!