Medidas para Diminuir os Gastos Ainda Mais

Nosso custo de vida mensal é relativamente baixo, mas podia ser muito menor não fosse o aluguel (que está relativamente em conta comparado com o que está disponível na região). Assim, fora de cogitação uma mudança por enquanto ainda mais porque realmente gostamos da casa.

Ano passado tentei voltar a anotar os gastos diários mas por várias vezes esquecia de anotar e por fim, parei. Quando o marido e eu trabalhávamos juntos era muito mais simples fazer isso, pois sempre estávamos juntos, gastávamos juntos. Atualmente, cada um trabalhando num canto diferente, meu controle nesse sentido se esvaiu. Resolvi tentar novamente aproveitando o novo ano que se inicia. Correu tudo bem nos dois primeiros dias mas depois os demais eu simplesmente esqueci e obviamente gastamos sim várias vezes em eventos com os amigos, pagamento de contas que nunca param de chegar... Considero normal e é preciso perseverança para transformar esse comportamento novamente em hábito. Como resultado, acabei tentando recordar novamente os gastos dos últimos 4 dias e anotar o que consegui lembrar. A ideia é visualizar para onde o dinheiro foi ao longo do ano, ao final do ano... Força para mim! hehehe

Vire e mexe me pego tentando encontrar formas de cortar gastos, confesso que tenho dificuldades pois me encontro na fase de gastos com miudezas, que por comodidade e preguiça, confesso que acabo fazendo vistas grossas, mas esse ano pretendo realmente mudar. 

Nossos celulares são pré pagos, a conta de energia pagamos mês sim, mês não (somente a cada dois meses atingimos o valor mínimo a ser pago), a conta de água sempre se mantém abaixo dos R$ 80,00, um bujão de gás dura cerca de 1 ano em casa (bem como o óleo, azeite, vinagre, sal, açúcar entre outras coisinhas do tipo), e por ai vai. Nos considero bastante econômicos. 

Então onde mais seria possível cortar gastos? 

Para me ajudar, montei (para variar) uma pequena listinha com o que considero mais urgente e "fácil" para começar: 

1. Cafezinho na rua. Adoro café mas diminui, e muito, o consumo por conta dos meus dentes e da qualidade do meu sono. Pretendo apenas tomar café em casa, de manhã e economizar R$ 2,50 por vez.

2. Ônibus. Recentemente, com passe estudantil, tenho pago cerca de R$ 1,60-1,65 ao invés de R$ 3,10-3,15 (dependendo da linha).

3. Refeições. Comecei a levar almoço de casa, mas para mim é um fardo cozinhar (prefiro mil vezes limpar a casa!), e o marido também fica muito cansado durante a semana, sendo que as vezes ele acaba tendo que trabalhar inclusive aos finais de semana (e é por isso que simplificar a vida caiu como uma luva!). Ele realmente me ajuda demais em casa, mas mesmo assim acabo preferindo fazer o máximo que dá sozinha para poupá-lo. Mas cozinhar, realmente não gosto, apesar de fazer algumas vezes. Por essas e outras, acabou que meu almoço virou sanduíche de pão integral, queijo e presuntinho + frutas (basicamente o mesmo que meu café da manhã). Até que substituí por um X-Frango + suco de laranja em uma cantina da universidade onde atualmente trabalho cujo valor é de R$ 11,90 por vez (acho que deu para perceber que prefiro comer sanduíches!), que podem ser melhor aproveitados. Então, vou logo largar mão de "frescura" e colocar a mão na massa!

4. Sabonete. Sei lá porque, a muito tempo usamos sabonete líquido ao invés do de barras. Resolvi manter o sabonete líquido para quando precisar viajar e voltar a usar o de barras no dia a dia. A diferença de preço é bastante significativa: R$ 8,00-10,00 para R$ 1,00-2,00, e tenho a ligeira impressão que o sabonete em barras irá durar tanto quanto.

Só nessa brincadeira, considerando que a frequência semanal de gastos dos itens 1, 2 e 3 seja de 5 dias e que a do item 4 seja mensal, deixarei de gastar cerca de R$ 156,00 mensalmente, e no ano, R$ 1872,00 que pode ser poupado, se transformar em uma viagem (ou várias) ou qualquer outra coisa. 

Ou seja, o valor é significativo tanto a curto como a longo prazo, sendo que vale a pena mudar os hábitos. Sei que ainda existem outras possibilidades, e aceito sugestões!!

Comentários

  1. Olá, gostei do seu blog. Gostei muito do post e acho que você é super econômica, lá em casa, eu ainda preciso melhorar bastante. No meu caso somos 4 pessoas em casa, então os gastos acabam sendo maiores. Eu procurei cortar gastos com roupas e afins, com assinatura de tv, internet, diminuindo os planos, meu celular é pré-pago. A parte das refeições pesa muito no orçamento doméstico mesmo. Trabalho o dia todo, gosto de fazer uma refeição completa no almoço: arroz, feijão, carne e verdura. Não gosto de lanches. Então cozinhar em casa é a melhor saída, uma refeição simples está de bom tamanho. Esses pequenos gastos, eu também acho difícil de controlar. Já comecei a anotar e larguei, o que eu fiz foi estipular um valor por semana para essas coisas, se gastar ok, se não gastar, melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andreia! Obrigada pelo comentário!
      Imagino mesmo que quanto mais pessoas envolvidas, mais trabalhoso é para manter a atenção nas finanças. Já fui um tanto gastadora, nada fora do controle pois sempre me interessei por esse assunto (meu pai é economista!) e acho que foi o que me manteve nos trilhos. Mas, entre outras coisas, foi um choque relacionado a moradia que me fez realmente apertar os cintos o máximo possível.
      Que sua semana seja encantadora assim como seu ano novo!
      Um grande abraço, Nicoli

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!