Começando a Se Organizar - Finanças 3

Em "Começando a Se Organizar - Finanças 1" demos o primeiro passo para nos conhecermos um pouquinho melhor e em "Começando a Se Organizar - Finanças 2" se queremos mudar, precisamos possuir o direito de escolher. Para isso, um dos passos é se livrar de dívidas, resolvendo de cara, dois problemas: falta de dinheiro e melhores noites de sono.

Uma vez sabendo para onde nossa energia tem escorrido, agora é hora de consertar os vazamentos. Em outras palavras é decidir o que você realmente espera daqui para frente e cortar gastos. Mas cortar gastos com o que?

Acredito que gentileza gera gentileza, e sou grata as várias dicas já compartilhadas pela galera em geral que me ajudaram e ainda ajudam bastante no meu dia a dia. Assim, resolvi tentar fazer também minha parte, segue outra listinha resumida de sugestões que montei baseado em experiência próprias e de outras pessoas e que deram certo:

1. Diminua desperdício de água: esqueça esse negócio de lavar calçada (ela definitivamente não sente sede), limpe a casa com pano úmido (a sensação de frescor será a mesma). Em ambos os casos varrer e torcer panos é uma forma de se exercitar sem gastar um tostão! Mantenha torneiras/chuveiro fechado e somente abra no momento de enxaguar. 

2. Diminua desperdício de energia: somente ascenda luzes quando e enquanto estiver num cômodo escuro. A medida que as lâmpadas normais queimarem, pense na possibilidade de substituí-las por lâmpadas mais econômicas. Fique atento a temperatura da geladeira, mantenha equipamentos elétricos que não estão em uso desconectados da tomada (microondas, TV, DVD, som, forno elétrico, carregador de celular, máquina de lavar/secar, ferro de passar, etc).

3. Diminua desperdício de alimentos: Faça listas e siga a risca, pesquise preços, compre semanalmente, opte por uma dieta mais simplificada (exemplo aqui e aqui). Opte por alimentos mais naturais, diminua ou corte refrigerantes, bebidas alcoólicas, faça suco em casa, diminua doces e industrializados. Aproveite para "entrar em forma" de maneira saudável.

4. Diminua gastos desnecessários: doações em pedágio, cafezinho na rua, restaurantes diariamente, gastos frequentes em shoppings, passe a fazer suas próprias unhas/sombrancelhas (as vezes ficará melhor que no salão), pare de usar química no cabelo (não importa o tipo, existe um corte que vai ficar ótimo e vai combinar muito mais com você - afinal, cabelo liso não combina com toda mulher!). Aceito mais sugestões!

5. Corte tudo o que você consome pouco: TV a cabo, telefone fixo, sociedade em clubes que você nunca frequenta, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos (para que ter um Home Theater se sua sala tem 2 m2? para que ter eletrodomésticos de última geração se você não cozinha?). Ao invés de usar táxi, opte por ônibus (ok, concordo que o transporte público no Brasil deixa a desejar), carona, bicicleta ou mesmo com as próprias pernas (olha aí outra chance de se exercitar de graça!).

6. Pare de criar novas dívidas: todos temos desejos e vontades, mas será que realmente vale a pena realizar todas elas? Já nem sei mais quando foi a última vez que comprei um objeto de decoração para casa. Apesar de ter diminuído a frequência, ainda gosto de andar em lojas como Tok Stok, Etna, ver sites da Ikea e talz (não é publipost). Mas apesar disso, sempre que vejo alguma coisa que me interessa e olho o preço, saber que posso pagar para mim já é suficiente. No final, sempre volto de mãos vazias por saber que o que eu tenho no momento, já supre todas as minhas necessidades.

7. Seja grato pelo que você já possui e demonstre isso usufruindo do que você já possui. Sim, você já tem roupas, sapatos, acessórios. Use-os. Sim, sua casa já está decorada. Aprecie-a. Sim, você já tem comida para comer. Alimente-se dela. Deixe a energia que se transformou em dinheiro virar músculo render.

Se você der uma procurada no arquivo do blog Casa de Morar, existem outras ideias de economia. Visite também os blogs indicados no Mais Inspiração pois eles também estão recheados de ideias ótimas para começar a viver de forma mais confortável! 

Se você está lendo esse post, acompanha esse e outros blogs do tipo, você quer mudar alguma coisa. Você perceberá, que apesar dos tropeços que todos passamos, todos os que já estão nesse caminho, estão satisfeitos com os resultados! Comece e que sua jornada seja encantadora!

Comentários

  1. Olá, vanho acompanhando seu blog à um tempinho. Parabéns pela determinação. Estou com um projeto um pouco parecido... se puder dar uma olhada http://anonovoazul.blogspot.com.br/
    Obrigada, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia! Obrigada pelo comentário, pode deixar que acompanharei o seu também! Excelente final de semana! Nicoli

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!