3 Meses de Desapego e um Bônus

Poderia ser 1 Semana, 1 Mês, 1 Ano... 

Eu queria que fosse um ano, mas a verdade é que estou meio sem ideias sobre o que desapegar:
- Celular? Raramente uso.
- Refrigerante? Raramente bebo.
- Álcool? Não bebo.
- Fumar? Não fumo.
- Carne? Vermelha aboli faz tempo, as demais gosto apesar da frequência de consumo ter diminuído bastante, sendo que, dessa forma, por enquanto não vejo razões para mudar isso.
- TV? Não assisto. Só para DVD e vídeo game (ambos com frequência bem menor que a esperada, e sinto que a tendencia é naturalmente nos desfazermos até mesmo disso).
- Café? Já estou diminuindo, mas não pretendo cortar por enquanto.
- Chocolate? Naaaaa...
- Açúcar? Raramente uso.

Por ouro lado, existem diversas coisas as quais eu realmente adoraria me apegar (estou preparando um post só para isso), ou melhor, transformar em hábito:
- Atividades físicas: dança, corrida, tai chi
- Viagens: viajar pelo menos 1 vez ao mês para conhecer algum lugar diferente
- Me alimentar melhor: realizar pelo menos as 3 refeições diárias principais (estou trabalhando nisso)
- Meditar com maior frequência e por aí vai...

Mas voltemos ao assunto do post que se trata de desapego...
Existem 3 coisinhas que gostaria de desapegar de verdade... e nos próximos 3 meses me dedicarei a re-criar hábitos mais saudáveis mudando um por vez... 

Fevereiro
Desapego: Parar de gastar com alimentação (principalmente o almoço de segunda a sexta) fora de casa.
Substituição: Preparar minhas refeições diárias eu mesma, em casa.

Março
Desapego: Internet após as 19 hs. Parar de pensar em trabalho quando chegar em casa.
Substituição: Conversar com o marido na varanda de casa, preparar o jantar juntos, brincar com o Porqueira.

Abril
Desapego: Facebook. Fiz uma "rapa" nos meus contatos, mantive apenas 140 pessoas - mas ainda tem muita gente já que parte dessas pessoas, não tenho mais contato nem mesmo pelo próprio Face, nem mesmo tenho curiosidade de entrar no perfil para ver como estão as coisas. Entretanto, como ainda existem contatos com os quais me comunico pelo Face, e-mail, celular e pessoalmente, ainda pretendo manter a rede.
Substituição: Ter contato real com as pessoas.

E o tal Bônus?
Bem, existe sim uma coisinha que preciso desapegar e que é para ontem: Procrastinação.

Mas nesse caso, a ideia é abolir esse comportamento para sempre. Pensando nisso, para mim, não serve escolher um mês só para isso. É preciso que seja uma constante. Conversei com o marido sobre isso (afinal, nada melhor que interagir em família) e combinamos que além de eu ter que resolver os compromissos do dia a dia o quanto antes, o marido ficará responsável por me passar algumas tarefas com prazo para resolver. Quais são as tarefas? Não tenho a menor suspeita. Ao longo desses 3 meses, ele me surpreenderá e no final, divido com vocês.

Inspiração desse post:
http://zenhabits.net/without/
http://medium.com/estilo-de-vida-minimalista/6875c5dccb16

Comentários