Retrospectiva

Sem dúvidas, é muito mais agradável a sensação de somente comprar o que é verdadeiramente necessário. Se tornou rotina colocar impedimentos sobre gastos que quando acontecem é porque não tem jeito mesmo ou pelo menos porque não encontrei outra alternativa... por isso, a sensação é sempre agradável.

Pensando em sensações (e nesse clima de final de ano), resolvi listar o máximo de mudanças perceptíveis em nosso dia-a-dia, desde que comecei esse blog:

1. Consciência
Estamos mais atentos a nossas atitudes, vontades, necessidades. Tanto que até a forma como reagirmos aos diferentes acontecimentos (bons e ruins) tem sido muito mais equilibrado, paciente. Assim, se a situação é boa, curtimos com qualidade, se a situação não é tao boa, evitamos sofrimento por antecipação (esse ainda preciso melhorar). A vida fica bem mais leve quando você está ciente de suas escolhas, atitudes e consequências de suas ações!
Quanto ao consumo, sou a favor do consumo, mas nem por isso acho que temos que comprar tudo o que vemos pela frente. Que esse consumo seja realizado de forma consciente, de acordo com a necessidade. No entanto, para mim é fácil falar pois sempre prezei mais consumir viagens que bens materiais. O consumo de livros continua, mas agora na forma de e-books. Vestimenta, calçados e acessórios, acredito que serão necessárias pouquíssimas reposições até o final de 2014.

2. Organização e Limpeza
A qualidade da limpeza e organização da casa aumentou drasticamente ao mesmo tempo que o tempo necessário para realizá-la, diminuiu drasticamente também. Ok, temos estado acomodados com a questão de organização da casa. A desculpa é: "mas está tão fácil e rápido que daqui a pouco eu cuido disso... e quando vejo, a semana passou". Assim, a bagunça continua, principalmente por conta dos brinquedos do Porqueira espalha pela casa, mas para gente isso é mais uma questão de vida e movimento do que bagunça propriamente dita!

3. Decisões
É completamente rápido decidir o que vestir quando tudo o que você possui está diante de seus olhos, quando todas as peças possuem qualidade, quando somente mantemos o que tem a ver conosco. Peças separadas por "ocasiões", garantem a rapidez no momento de se arrumar para sair.
A limitação do cardápio também facilita na hora das refeições: café da manha rápido e nutritivo, assim como o almoço e jantar. Se surge a vontade de alguma coisa diferente, basta sair para comprar.

4. Profissional
A decisão de trocar de área profissional foi tomada, e no meu caso, impossível voltar atrás. Estou a ponto de "matar" a vaquinha (se não conhece essa historinha, clique aqui) pois acredito que assim uma nova oportunidade, muito mais de acordo com minha atual situação, simplesmente acontecerá!
No entanto, toda a mudança gera o tal do desconforto em relação a nossa zona de conforto, e comigo não é diferente, ainda mais tendo dedicado uma parte significativa da minha vida para isso... mas a mudança é positiva, necessária e tem muito mais a ver comigo. Então, agradeço por eu ter a opção de mudar!

"As pessoas tem medo das mudanças... eu tenho medo que as coisas nunca mudem" - Chico Buarque

5. Desapego
Abrir mão de bens materiais tornou-se natural, abrir mão do passado ficou mais fácil, tomamos consciência a respeito de tudo o que consumimos... Até mesmo desapegar de pessoas que não tem nada a ver conosco é prática atual em nossas vidas, não importa a origem...
O mais legal dessa coisa de desapegar, é que depois de um tempo, você percebe que tudo aquilo que saiu de seu caminho por não ser lá tão bom para você, um mundo de possibilidades se abre a seu redor...
Outra coisa que adoro é minha relação com o cabelo. Depois de cerca de 4 anos, ele estava um pouco acima da cintura. Com tantas decisões importantes sendo tomadas nesse período, cortei o cabelo e deixei quase "Joãozinho"... Sempre que me vejo em períodos "decisivos", a decisão efetiva vem seguida de um corte significativo do cabelo, simbolizando o término de um ciclo e início de outro. Se me arrependo?! Jamais, cabelo cresce novamente, e de quebra fiquei mais jovem!! hahaha

6. Social
Períodos com amigos, aquela galera que escolhemos como família do coração, torna os finais de semana mais significativos. Esse foi um dos poucos pontos positivos de nosso retorno para próximo de nossa cidade natal (o outro está relacionado a oportunidade de rearranjo profissional de nós dois).
Mas sim, continuamos amando nossas sessões pipoca com filme alugado também... por isso, intercalamos os eventos.

7. Viagens
Viajar para mim é uma forma de investimento, mas confesso que nesses últimos tempos acabei abrindo mão de diversas oportunidades por conta de ´economizar´ (que com a desvalorização do nosso dinheiro, nem sei se é lá tão bom negócio)... Por isso, tenho me sentido ansiosa pela possibilidade de realizar um sonho de voluntariado com animais na África... A questão será conciliar minhas atividades atuais com o custo financeiro dessa viagem, por enquanto só posso durante os períodos de alta temporada :(

8. Saúde e Alimentação
Minha saúde foi afetada pelo stress de tanto trabalho: fiquei mais de duas semanas sem voz (e nem foi gripe!), muita enxaqueca. Apesar de ter mais tempo, ele ainda tem sido mau utilizado.
Apesar de nossa alimentação ser saudável, tenho preguiça de mastigar... Raramente faço 3 refeições diárias, pois na maioria das vezes, acreditem, simplesmente esqueço de almoçar ou jantar e no restante das vezes, estou cansada demais para jantar... Está na hora de mudar isso...

9. Foco e Procrastinação
Esse foi bastante afetado, pois me deixei afetar negativamente por alguns eventos desgastantes ocorridos a algum tempo atrás. Está difícil recuperar o ritmo anterior. Outra somatória é minha desmotivação com a atual atividade profissional, vontade louca de viajar como nos velhos tempos...

10. Estima
Estou mais segura com meu visual, aparência física, estilo e tudo mais, mesmo sabendo que tem tantas coisas que posso melhorar! Praticamente não me afeto com o que os outros pensam ou dizem sobre mim (claro que se for justo, eu repenso minhas ações e atitudes!). Considero que tudo é uma chance de eu amadurecer e ser uma pessoa melhor.

Enfim, cada um dos pontos acima, podem ser melhorados ainda mais, e sei que serão. Outros pontos ainda precisam ser MUITO trabalhados... Ao mesmo tempo, sei que não é preciso afobação: pois o tempo está aqui para isso!

Comentários