Como Você Se Vê Daqui 5 Anos?

Desde que mudei da casa dos meus pais, essa é a pergunta que me faço de tempos em tempos.

Da primeira vez, lembro de ter me visualizado como defendendo o doutorado, tendo experiência de trabalho no exterior, ministrando aulas e fazendo pesquisa numa grande e reconhecida instituição de ensino superior. Defendi o mestrado, defendi o doutorado, ministrei aulas como professora substituta de uma universidade estadual. Quanto a tal experiência, acreditei na promessa de um ex orientador, e essa passou batido.

Por uma série de razões, acabei mudando de cidade, e novamente refiz a pergunta para mim mesma. Dessa vez, queria melhorar meu curriculum, ter experiência de trabalho no exterior, ser contratada como professora numa reconhecida instituição de ensino superior. Ingressei no pós doutorado e perdi completamente o rumo quando me foi negada a oportunidade da tal experiência de trabalho no exterior sem contar nas dificuldades para realizar minhas análises (infraestrutura), e quando consegui, meus resultados foram subvalorizados (e eles são excelentes!!).

Novamente, resolvi me questionar sobre como me vejo daqui 5 anos e cheguei a conclusão de que cansei de adiar meus planos. Daqui 5 anos, me vejo agora formada em veterinária, não mais trabalhando com pesquisa, tendo sido contratada por uma reconhecida instituição de ensino superior, tendo a tão desejada experiência de trabalho no exterior. Finalmente, serei minha própria chefe!

Quantas vezes adiamos nossos desejos mais profundos por medo, ansiedade, nervosismo, acomodação, baixa estima por nós mesmos, pela falta de apoio de terceiros, ou qualquer outro motivo?

Desde que comecei esse processo de simplificação da vida, tudo ficou mais claro, fácil de enxergar. Tudo o vivi, senti e experimentei até esse ponto da minha vida, me fez perceber que mereço vivenciar tudo aquilo que realmente acho importante em minha vida: meu marido, meu cachorro, viagens, estando satisfeita profissionalmente (sim, gosto de trabalhar).

E você? Como se vê daqui 5 anos?

Comentários