Viver Com e Viver Sem

Esses dias estava pensando sobre hábitos que tínhamos em casa e deixamos de lado ou de hábitos que não tínhamos e inserimos em nossa rotina.

A maioria tanto de um como de outro aconteceram "inconscientemente" (se é que posso dizer dessa forma), pois até poucos meses atrás não conhecíamos absolutamente nada de minimalismo ou de simplificação da vida.

Mas isso provavelmente é irrelevante, o que realmente importa são os benefícios que tiramos dessas mudanças.

Assim, listamos algumas das principais mudanças que realizamos no nosso modo de viver:

1. Desde 2000, deixei de comer carne vermelha. Motivo: não gosto, simples assim. Nesses últimos tempos o marido resolveu diminuir a ingestão de carnes vermelhas e disse ter maior disposição.

2. Por muito tempo andei de ônibus, o que me deixava frustrada pelo fato de eu, sendo mulher, tinha menos regalias que meus irmãos, que são homens (não, eles não andavam de ônibus). Morando numa cidade pequena, só usávamos carro (afinal o transporte público era péssimo, quase inexistente). Retornando para uma cidade grande, e cada um trabalhando em um local diferente e em pontos geográficos opostos (rs*), acabei optando por voltar a usar ônibus, e, mesmo com possibilidade de arrumar outro carro, prefiro ficar do jeito que está. Nas viagens diárias, aproveito para ler e estudar!

3. Cancelamos o telefone fixo (cujo identificador de chamadas era pago a parte) em 2006 e desde então somente mantivemos os celulares.

4. Nunca tivemos internet fixa ou TV a cabo. Com a alteração da rotina (quase 2 anos), adquirimos o 3G e recentemente trocamos pelo 4G pois tem a vantagem de poder carregar conosco. Seria maravilhoso conseguirmos nos livrar inclusive da TV, mas como gostamos de assistir a filmes e também de videogame, ainda não tentaremos essa façanha (e nossa TV é de tubo!).

5. Trocamos pão branco por integral; suco de caixinha por suco natural feito em casa; só usamos sal marinho; açúcar só orgânico; temos feito iogurte em casa; comidas prontas por faça você mesmo; evitamos diversificar demais nossa dieta, evitando precisar ingredientes específicos que correm o risco de estragar.

6. Nos desfizemos de livros físicos e agora adquirimos somente e-books. Claro que ainda temos alguns exemplares que gostamos e que ainda achamos que vale a pena manter.

7. Documentos e contas foram digitalizadas. No caso das contas, sempre que completam 5 anos, deletamos para não ocupar espaço no HD desnecessariamente.

8. Reduzimos o numero de roupas e só mantemos aquelas que realmente gostamos e usamos e que nos favorecem. 

9. Reduzimos drasticamente o numero de pertences que possuímos: doamos roupas, livros, eletrodomésticos, eletrônicos, objetos decorativos...

10. O tempo e o esforço para organizar a casa diminuíram...

11. Nos policiamos para manter o social com quem nos são queridos com uma frequência semanal.

No entanto ainda precisamos melhorar a questão da utilização do nosso tempo "liberado" pois nossa tendencia é aproveitar para adiantar trabalhos externos, fazer bicos... ou seja, descansar de verdade tem ficado para terceiro ou quarto plano... mas vamos que vamos pois as mudanças não necessariamente acontecem de uma hora para a outra!

Comentários

  1. Meu namorido veio falar comigo sobre viver uma vida minimalista, quase cai para trás. Lendo seu post me lembrei da sensação de felicidade de saber que tenho apoio em casa! Espero um dia olhar para trás e conseguir listar minhas conquistas assim como você! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana!
    Fiquei muito contente com sua mensagem!
    Sem dúvidas, quando temos com quem contar, fica sempre mais fácil e divertido!
    Pelo jeito você também tem uma pessoa super parceira ao seu lado!
    Pensando nisso, que tal ser esse o primeiro item de sua lista de conquistas?!
    Ficarei esperando para saber sobre os outros pontos!
    Tudo de muito bom para vocês!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!