Sistema x Consumismo x Minimalismo = Tudo a Ver!

Muita gente diz que o capitalismo é culpado pelos problemas do mundo. Particularmente, considero que os problemas do mundo sejamos nós mesmos. E, até o momento, não tenho absolutamente nada contra esse sistema, e estou ciente de que ele nunca foi completamente colocado em prática... 

A ideia desse post não é falar sobre o capitalismo em si, mas compartilhar minhas próprias divagações a respeito da escolha da simplicidade e do sistema. 

Sou contra qualquer intenção de se igualar os indivíduos, simplesmente porque todo indivíduo é único. Sou a favor da Meritocracia, de que todos tenham acesso a educação básica de qualidade, de um sistema de saúde de qualidade, de transporte público de qualidade, de segurança de qualidade.

Não acho que o ensino superior seja para todo mundo. É para quem gosta de estudar! 
Considero que a grande maioria dos indivíduos que frequentam instituições superiores simplesmente estão perdendo tempo (e dinheiro!) achando que com o tal título será bem sucedido. Conheço muita gente que vive excepcionalmente bem sem nunca ter pisado numa faculdade/universidade, pois investiu o precioso tempo e dinheiro num negócio próprio.

Basta reler a história do mundo e perceberá que ela sempre se repete: existe quem manda e quem obedece. Parece injusto? 

Veja alguns outros fatos: nas colmeias de abelhas, existe uma rainha; nos formigueiros, uma rainha, em cupinzeiros, uma rainha... as demais, súditas... Nas savanas, o leão mais forte é o responsável pelos demais; o elefante mais velho, é o responsável pelos demais; numa matilha de cães existe o alfa; existe o gorila que manda e por aí vai. Num país, existe o presidente; no estado o prefeito; numa empresa o diretor; em casa, o pai e/ou a mãe da família. Eu poderia passar horas citando exemplos, mas o que eu gostaria que percebêssemos é que sempre que existir um grupo de seres vivos, obrigatoriamente haverá um líder e o restante do grupo. Parece injusto?

Ao meu ver, parece natural e razoável!
A convivência em grupo exige que regras sejam seguidas para o bem coletivo. Dessa forma, é estabelecida a liderança. E o líder será o responsável pelo sucesso ou insucesso do grupo liderado. Quanto maior a posição, maior o risco, maior a responsabilidade. É é importante também que os demais representantes do grupo estejam cientes da importância do papel que estão exercendo. Todos são essenciais.

Imagine se todo mundo resolvesse ser o líder?! Não, são poucas as pessoas que nasceram para serem líderes. Não necessariamente quem atualmente ocupa uma posição de liderança, realmente é líder. Essa posição exige uma série de características que não são assunto desse post. 

O fato é que, graças ao fato de cada indivíduo ser único, é que tudo fica mais interessante. E, mesmo existindo as diferenças, a graça da vida é a possibilidade de mudança. A possibilidade de mudança faz com que a individualidade + as circunstâncias da vida inspirem diferentemente cada um de nós (ou não), por sua vez permitindo que novas descobertas, tecnologias e, principalmente, soluções, sejam criadas para suprir novas necessidades. 

E isso tudo tem a ver com a escolha da simplicidade e minimalismo. Hein?! Pensem só:

- não fosse o consumismo, a vontade de ter, de mostrar, de aparentar, dificilmente sentiríamos necessidade de usufruir melhor de nós mesmos, e provavelmente o sentimento de realização com esse processo, não existiria.

- a vontade de simplificar e facilitar a vida no meio caótico de opções, faz surgir, a todo instante, objetos menores e multiuso, tecnologias mais eficientes e multiuso. Um exemplo maravilhoso é o Kindle para leitura de e-books: um aparelhinho cuja bateria pode durar até 4 meses e que em poucos gramas, armazena o conteúdo de centenas de livros físicos!

- a vontade de superar as próprias limitações só existe se houver chances de mudanças: um indivíduo somente se esforçará ou dará o melhor de si, se houver a chance de melhorar sua vida em algum aspecto. Padeiro algum levantará todo dia no meio da noite para preparar o pão fresquinho se não receber o pagamento diário por esse serviço (o que não impede dele fazer doações particulares). Por menores que sejam, existem custos, contas a serem pagas ao final do mês... além da realização de metas (como viagens) que de uma forma ou de outra, também geram despesas!

Acho que é fundamental que a capacidade criativa do ser humano seja mantida e constantemente estimulada pois acredito que somente assim poderemos encontrar uma forma de sobreviver aos danos ambientais que nós mesmos temos causado. Uma das formas de estímulo, é o consumo.

Isso não significa que todos precisemos constantemente consumir e a todo instante, tudo o que é disponibilizado. Para tudo é preciso que haja o equilíbrio. É aí a gente retorna na questão da individualidade de cada indivíduo: é importante manter e respeitar as diferenças bem como a individualidade de cada um, pois as necessidades se manterão diferentes, o que por sua vez estimulará a capacidade criativa em todas as áreas. E, como somos diferentes (apesar de semelhantes), e vivemos em um grupo, é importante que cada um de nós exerçamos nosso papel da melhor maneira possível, pois regras precisam ser seguidas para o bem coletivo.

Minimalismo não é e nem passa perto de ser socialismo! Minimalismo tem haver com o direito de escolha e até mesmo com tecnologia para simplificação e facilitação da vida, que só é gerada pelo empreendedorismo.  

Comentários

  1. Tenho um professor de Sociologia que usou seu curso inteiro (2 semestres) para ensinar as alunas o quão negativo eram os efeitos do Capitalismo. Ele me considera uma de suas melhores alunas dentre o grupo da sala, e eu não consigo concordar. Além disso, escolhi fazer faculdade em parte por sentir falta dos estudos e da rotina, em parte por pressão dos meus pais. Assumo hoje uma responsabilidade com relação a isso e entendo melhor minhas escolhas, afinal não adianta dizer que eu fui obrigada a voltar a estudar. Parece que seu post foi escrito de dentro dos meus pensamentos, concordo tão profundamente com essas ideias, apesar de estar apenas conhecendo o minimalismo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana!
    Também tive professores desde do ensino médio que eram completamente contra o capitalismo (e olha que nosso sistema está longe de ser capitalistas de verdade - mas essa não é a questão)... mas realmente, o ponto fundamental, ao meu ver, é que criatividade e produção estão diretamente ligados a possibilidade de se mudar de vida, no caso, ter mais conforto (qualquer que seja nossa compreensão dessa palavra).
    Posso dizer que também sou super iniciante nesse novo estilo e estou adorando!
    Bjão e excelente feriado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo interesse e pelo comentário!