Como??? É a Pergunta que Não Quer Calar!

Tenho reparado que frequentemente me pego pensando sobre como minha vida anda durante esse período de simplificação. Oficialmente, fazem cerca de 4 meses que aderimos à simplificação da vida através da minimização da quantidade de bens materiais que possuímos.

Reafirmo que a organização e faxina ficou extremamente simples e rápida, o que é só alegria. Porém, de uns tempos para cá, percebemos que estamos cansados demais mesmo para realizar essa rápida e fácil limpeza da casa.

Realmente eu estava intrigada do "como é possível, tendo muito menos coisas ainda, estarmos tão cansados?". Como, sem comprar coisas, mensalmente destralhando a casa, COMO se sentir tão cansados para cuidar da casa??? COMO???

Eis que a questão é que ao eliminarmos bens materiais, nos acomodamos com a questão da facilidade dos cuidados com a casa, foi o primeiro fato constatado. Até aí, por si só esse fato não geraria cansaço físico e mental.

Um segundo fato, seria que aumentamos (um monte) a vida social com pessoas que nos são extremamente queridas (todo final de semana) e tivemos que manter alguma vida social com outras nem tanto assim. Nesse aspecto, acho que está muito saudável e não pretendo modificar.

Aumentamos ainda mais a carga horária de trabalhos externos realizados em forma de "homeoffice" - descaradamente, temos trazido muito mais trabalho para casa. Terceiro fato constatado. Significa que o tempo que poderíamos relaxar para recarregar as baterias, tem sido usado para realizar mais trabalho (mental) ainda.

Ainda, no meu caso, percebi que tem sido necessário cada vez mais tempo para realizar uma mesma atividade intelectual. E este seria um quarto fato. Está claro que a qualidade do tempo investido para as atividades e as atividades que tenho desenvolvido estão comprometidas.

Ou seja, ao meu ver o cansaço mental que está intimamente ao tipo de atividade que desenvolvo, tem sido convertido em cansaço físico (provavelmente também pela falta de exercícios físicos regulares). Imagino que essa reação do meu organismo é uma tentativa de implorar por algum momento livre - sem precisar focar a atenção em passar roupas, varrer, cozinhar - já que ele ainda não conseguiu fazer minha mente se calar com mais frequência...

Agora é uma questão de repensar o segundo e terceiro fatos para reverter essa situação. Ai ai ai... urgentemente!

Comentários