Porta dos Desejos

Quando morávamos em Rio Claro/SP, elegemos a porta de entrada de nosso apê como nosso mural de lembranças e desejos (esquema "O Segredo"). Acontece que após um monte de mudanças, acabamos não montando mais nossa "Porta dos Desejos" (sim, porta para deixar bem simbólico que a cada saída estaríamos mais próximos de alcançar nossos objetivos).
 
Há uns dois meses atrás, acabei emprestando nossos DVDs "O Segredo" e "Quem Somos Nós" para uma colega que está em fase de finalização de um relacionamento de mais de 7 anos. Muito provavelmente ela não assistiu e ainda não me devolveu os benditos, mesmo após eu ter pedido de volta. Acho muito chato ter que lembrar outras pessoas a devolverem empréstimos, e se eu não considerasse o conteúdo desses DVDs realmente interessantes (e motivadores) provavelmente eu deixaria quieto. Bom, pretendo lembra-la novamente, pois são duas produções que frequentemente assistimos em casa (ou seja, são úteis!) e que queremos muito rever.
Pode ser só coincidência, mas esses dias acabei lendo no blog da Ziula (Hora de Mudar) que ela mantem o quadro de desejos dela. Ou seja, talvez realmente estejamos precisando rever alguma informação que esteja contida nesses filmes e que serão inspiração para que tomemos algumas decisões (???).
De qualquer forma, enquanto aguardo a devolução dos dois empréstimos, resolvi que está na hora de refazer nossa Porta dos Desejos. Atualmente, o plano de fundo do meu note tem a imagem de nosso de nosso principal desejo. E todo santo dia, ao ligar o note, essa é a primeira imagem que eu vejo, sempre me lembrando do porque estamos buscando uma vida mais simples e minimalizada.

Além disso, entre os anos de 2005-2009, tínhamos o hábito de anotar todos os nossos gastos diários, o que permitiu adquirirmos nosso primeiro imóvel (vai ter um post só disso depois!), mesmo viajando uma vez por ano para o exterior. Porém, sei lá por qual motivo, paramos com isso, e o "controle" diminuiu e muito. Mas decidimos e aproveitamos o primeiro dia de Setembro para retomar o controle diário (ainda temos o caderno que usávamos para isso cheio de páginas a serem preenchidas).

No caso, separamos 1 página por mês (nunca foi preciso mais que isso), dividida em duas colunas. Primeiramente, anotamos todos as despesas fixas (independente da data) em todos os meses - afinal, elas são fixas mesmo então precisam ser pagas de qualquer forma. As linhas restantes será para anotar as despesas não fixas do mês (dia, item, valor). Nas últimas 5 linhas, anotamos a entrada fixa (salários descontadas as taxas), extras (bônus), poupança, não gastos (possível 'sobra' do mês descontados os valores gastos). Para ilustrar, digitei um modelinho para exemplificar e deixar mais didático para quem quiser copiar (e se você conseguir melhorar, compartilha aqui com a gente!).




A verdade é que querer alguma coisa não significa necessariamente que você conseguirá essa coisa. É preciso muita ação e foco (por isso vivo falando disso aqui) e determinação. Quando você realmente está determinado a alcançar um determinado objetivo e direciona o máximo de suas ações nesse sentido, com certeza será muito mais fácil encontrar os melhores (não necessariamente os mais rápidos e fáceis) caminhos para isso.

Por isso sempre é importante se manter atento ao que realmente queremos, assim fica muito mais fácil de desviar de "tentações" e apelos consumistas. É basicamente essa a moral que tirei dessas duas produções. E, quando o desanimo bate, gostamos de rever essas mensagens para lembrarmos do porque investimos nosso tempo e energia e saúde no dia a dia.

E você? Tem outra "receitinha"?

Comentários