Cortando Gastos...


Outro dia, olhando nossas planilhas de gastos, pensei em formas de reduzir ainda mais nossas despesas. O problema é quando elas já são mínimas...

Nossa planilha de controle é dividida da seguinte forma:

Alimentação/Higiene/Limpeza: Supermercado, varejão
Além de realizar as compras semanalmente, a utilização de listas diminuiu a chance de desperdícios ou compras por impulso. Para economizar, só compramos uma marca específica quando se trata de um produto específico, as demais se mantém no melhor custo benefício (mas sempre de olho na data de validade!).

Saúde: Plano de saúde, medicamentos, dentista.
Os planos se mantém, afinal, ruim com eles, pior sem eles!

Porqueira: Alimentação, saúde, mimos, higiene.
Como foi nossa escolha ter um companheirinho peludo, assumimos total responsabilidade pela existência desse também membro da família. Ele somente come ração super prêmio (um pacote de 15 kg dura quanse 3 meses), e procuramos sempre variar as marcas para variar sabor, e sempre oferecemos algumas frutas para complementar (mas cuidado que não são todas que podem ser oferecidas!). Os mimos se resumem a ossinhos de couro, antigas pelúcias, garrafas vazias e super barulhentas, bolinhas. As vacinas são anuais e estão sempre em dia. Banho somos nós mesmos que damos, exceto quando, é necessário tosá-lo (a cada 6 meses, mais ou menos).

Moradia: Aluguel, condomínio, IPTU, energia, água, segurança, manutenção, decoração
Já moramos num local simples, mas o fato de morarmos bem próximos de grandes centros o custo de vida fica alto menos. De qualquer forma, a parte da decoração foi eliminada, manutenções da casa geralmente são feitas por nós mesmos, o segurança é do bairro (ou seja, não temos escolha a não ser pagar, se é que vocês me entendem!), e o aluguel foi previamente pechinchado. Com relação a energia, durante o dia não acendemos luzes já que a claridade natural é suficiente. A noite, só o cômodo em que nos encontramos se mantém aceso. Acumulamos roupas para lavar aos finais de semana, economizando água e energia. Nunca lavo quintal ou calçada.
Comunicação: Celulares, internet
Não ter fixo por si só gera uma tremenda economia. Os celulares pessoais que possuimos são pré pagos e a internet é via celular (dessas de colocar uma espécie de pen drive no computador) 3G. Não temos (aliás, nunca tivemos e não teremos) TV fechada.

Transporte: Combustível, manutenção do carro, pedágio, IPVA, seguro, seguro obrigatório, passe de ônibus
Estou correndo atrás de passe estudantil, o que reduzirá pela metade os gastos com ônibus. Combustível é escolhido cauculando á relação entre álcool e gasolina. Sempre atentamos (e quando necessário, substituimos) para a qualidade dos itens do carro, principalmente no quesito segurança (consideramos a manutenção periódica também uma economia!).

Lazer: social, viagens, restaurantes/cafés, shopping (estacionamento)
Cortamos idas ao shoppingo (deixando de pagar estacionamento), primeiro porque não temos paciencia para rodar no ar condicionado para depois de no máximo 2 horas querer sair correndo de por estar de saco cheio. Ao contrário, adoramos conhecer as menores cidades vizinhas, tems adotado o churrasco com amigos (onde cada um traz alguma coisa), passeios em feiras locais (onde a idéia é tomar água de côco e saborear alguma comida diferente). De vez em quando alugamos filmes para assistirmos em casa (tem mais de 5 anos que não vamos ao cinema).

Vestimenta: roupas, calçados, acessórios
Por razão da mudança de emprego do marido, tivemos que adquirir roupas adequadas ao papel que ele exercería. Por isso, investimos em roupas de qualidade e preço razoável. Por semana ele usa 2-3 camisas (intercalando os dias) e sempre acaba parecendo que ele está usando algo novo na semana seguinte. Chegamos a fazer uma compra relativamente grande de roupas para substituir o guarda roupas que estava cheio de peças gastas demais pelo uso constante e novas demais pelo uso nulo. E agora, só temos o que realmente usamos (mas, para variar, ainda é possível minimizar mais). Como já temos um monte de coisas novas, a ordem é usar o que tem e nada de novo tem entrado em casa.

Outros: cafezinho, doações, gorgetas, etc
Com 15 reais (rateio entre a galera), tomo cafezinho todos os dias no café do laboratório durante mais de um mês, no lugar dos R$2,50 por expresso na cantina. Melhorou, mas penso em levar o meu próprio pó solúvel futuramente (ou quem sabe, só ficar com o cafezinho de casa). Doações financeiras foram abolidas, principalmente nessa faze de destralhamento da casa... muita gente tem se beneficiado com os diversos itens que doamos (roupas, livros, artigos gerais). Paramos de distribuir dinheiro em semáforo (não me venha com essa de "eu podia estar roubando, só estou pedindo"...). Gorjetas se resumem aos 10% da taxa de serviço que a turminha imbute na conta, portanto...

Comentários