5 Formas de Gastar Menos

Temos pensado bastante a respeito de nossos hábitos de gastos e chegamos a conclusão a respeito de algumas poucas considerações que podemos ter antes de realizarmos alguma compra.
1. Pense antes de comprar - Temos considerado a real necessidade de obter novos itens e se essa real necessidade é para curto tempo ou longo período. Ainda, se existe alguma forma de substituição com o que já possuímos. Outro dia pensamos a respeito de comprar uma escova para lavar jarras de suco, até que resolvemos a solução com a própria esponja de lavar louça com uma colher de pau.
2. Considerando o longo período - Qual a durabilidade do item em questão? Você conseguirá se desfazer dele facilmente caso seja necessário? Qual a frequência de utilização? Isso vale principalmente para móveis como sofá... demoramos meses para conseguir nos desfazer do anterior quando decidimos substituir por um novo. Demorou meses para encontrarmos alguém disposto a ficar com o anterior.
3. Pesquisar e Pechinchar - Caso cheguemos a conclusão de que vale a pena adquirir determinado item, o passo seguinte é pesquisar o máximo que der para conseguirmos o menor e melhor preço. Ainda, não basta conseguir o melhor preço, exija desconto... as lojas sempre tem uma margem para oferecer. Vergonha é não valorizar o fruto do seu trabalho!
4. Querendo menos - Sem dúvidas, a melhor forma de gastar menos e "precisando" ou "querendo" menos. Ignorar os apelos consumistas, desapegar de atividades que dispendiosas financeiramente. Outro dia no supermercado, aquele carinha responsável pelos anúncios no alto falante disse: "Restam poucas unidades do produto "x". Por isso, só serão permitidos comprar 3 itens por pessoa". Em uma situação normal, uma dada pessoa compraria normalmente um único exemplar do produto. Porém, bastou colocar "..." que a galera foi a loucura querendo levar tudo o que tinha direito, mesmo qe não fosse necessário adquirir mais que um.
5. Encontre gratuitamente - Ao invés de gastar fortunas numa academia, que tal usar o espaço dos parques públicos? O problema é a falta de segurança? que tal a sala de exercícios do seu condomínio? Não mora em condomínio? Que tal o clube do qual você faz parte? Ok, você é como eu que não mora em condomínio, nem é sócio de clube algum? Aos finais de semana, nos esbaldamos com jogos de kinect de exercícios. Mas, se você tiver alguma ideia melhor, adoraria ter opções também para os dias da semana! Fora isso, as atividades sociais tem se resumido a churrasquinhos aos finais de semana, com jogos de adivinhação com os amigos! Se for preciso algum bem material, pode ser que você consiga emprestado! Economize usando a criatividade!
A ideia é sempre ter em mente fazer mais do que ter para manter.
Quais suas dicas para economizar?

Imagem: blog.dvseditora.com.br

Comentários