O que há de Melhor em ser Minimalista?


De vez em quando, me pego pesando sobre o minimalismo e como esse estilo de vida objetivo tem afetado a rotina de nossa casa.
 
Nunca perdemos o controle financeiro, já que desde sempre colocamos tudo no papel. Mas, como sempre é possível melhorar nesse quesito e o minimalismo tem sido positivo melhorando ainda mais essa parte da vida: a financeira.
 
No entanto, sempre tivemos problemas com o tempo que semrpe pareceu curto demais para realizar tudo o que precisávamos e tudo o que queríamos. As coisas parecem estar mudando e estamos adorando isso!
 
Mas ontei uma listinha para visualizar todos os benefícios que temos vivenciado até o momento:
 
1. Facilidade para organizar a casa, em manter a organização da casa, menos cansaço durante a limpeza e organização da casa, menos tempo gasto nessa atividade, mais tempo para realizar outras atividades.
 
2. Com menos objetos, o controle sobre o que existe ou não dentro de casa é maior. Praticamente tudo o que existe dentro da casa é constantemente utilizado, ou seja, o investimento feito está sendo realmente aproveitado.
 
3. Menos gastos desnecessários, uma vez que o que já possuimos seupre nossas necessidades diárias baseado em nossa rotina. 
 
4. Mais economia significa também a possibilidade de direcionar o dinheiro para outros objetivos de curto, médio e longo prazos e que serão muito mais úteis e mais satisfatórias.
 
5. Controle sobre seu corpo e mente. Os apelos de consuminsmo deixaram de ser "apelativos", aliás, já tem anos que não temos paciência com shopping e centros de compras lotados de gente! Quanto mais sossegado, melhor.
 
6. Não precisams de muito para viver bem. Isso é tão verdade que o quando temos somente o que precisamos para ter conforto, você começa a ter mais qualidade de vida. Isso porque quando temos somente o necessário o tempo e energia gastos para se manter e realizar as atividades do dia a dia são objetivas. Quanto mais objetiva a vida, mais simples e mesnos estressante.

7. Se você está infeliz com seu trabalho, mas mantem somente pelo salário, você pode mudar para um que te deixe realizado, mesmo que o salário seja inferior. Muito provavelmente, a diferença manterá com conforto seu nível e custo de vida.

8. A imagem que os demais possuem a nosso respeito deixa de ser importante. Obviamente, se você é um executivo, sua postura, vestimentas devem condzer com sua posição. Mas isso não significa que você, mesmo sendo o diretor precisa sair desfilando moda e acessórios só por achar que sendo executivo você precisa ter isso ou aquilo.

9. Você realmente valoriza o tempo que você investiu no trabalho. Valorizar o dinheiro do salário, é valorizar grande parte do tempo de sua vida. Geralmente se trabalham 8 horas diárias (aqui costuma ser 12-14 hs, mas está para mudar), 8 horas de sono e o resto para tomar fôlego, se alimentar e cuidar da casa. Por isso, ao invés de torrar em coisas que se transformarão em mais trabalho em casa, não seria mais interessante valorizar o lazer??

10. A qualidade supera a quantidade. Você fica mais exigente com suas aquisições e somente compra o que realmente tem a ver com você.

11. Aprende a desenvolver a habilidade de priorizar o que realmetne é importante em sua vida. Consequentemente, para que isso aconteça, você acaba aprendendo a dizer não.

12. Você passa a fazer mais o que você quer, como você quer e não como os outros dizem que você tem que fazerou como fazer.

E você? Quais os benefícios que você já vivenciou graças ao minimalismo?

Imagem: omelhordevalinhos.com.br

Comentários