Vantagens de Simplificar a Rotina

Basicamente as dificuldades que nos deparamos são frutos de nossa própria cabeça, muitas vezes de conceits pré formados que enfiaram lá sem que percebessemos ou por sermos jovens, inexperientes ou desligados/ocupados demais.
 
Mas uma vez superados esses obstáculos, podemos nos beneficiar e muito com o minimalismo. Os principais pontos positivos que observamos desde que começamos a simplificar a vida aqui em casa foram:

1. Descanso visual
O dia todo somos bombardeados com imagens, cores, textos que se misturam aos muitos sons. Ou seja, muita informação que nos mantém alertas. Assim que começamos o minimalismo aqui em casa, a primeira consequencia percebida foi o descanso visual. O resultado foi que a casa parece maior, pouca coisa chama a atenção. Ou seja, durante enquanto estudo, leio um livro, assisto um filme, ou simplesmente aproveito para meditar, a visão periférica se mantem focada no que interessa naquele momento. O ambiente acolhe sem distrair a atividade do momento.
 
2. Fácil de lembrar
Quantas vezes fui até um outro cômodo para buscar... buscar o que mesmo? E volto para tras tentando refazer o momento para lembrar. Você já se viu nessa situação? Isso geralmente acontecia quando eu me distraia com qualquer outra coisa no meio do caminho. Com menos obstáculos visuais em nossa frente, é mais fácil manter o foco e achar aquilo que se pretendia anteriormente.
 
3. Mais tempo
Arrumar a casa minimalista é sem dúvida mais fácil e rápida. Nunca foi tão fácil organizar a casa. Em duas horas lavamos o banheiro, a louça, tiramos o pó dos móveis, varremos a casa toda e depois passamos pano. A melhor parte foi que tivemos pique para fazer um almoço super incrementado. Mas esse é apenas um dos lados do tempo. A faxina que durava cerca de 6 horas por final de semana, agora foi reduzida. O tempo que sobrou a gente aproveita para curtir o sol, ou fazer nada de nada, porque ninguem é de ferro!
  
4. Mais dinheiro
É comum ler e ouvir relatos de que, ao tornar-se minimalista, você deixa de gastar por impulso e sem necessidade. Consequentemente, sobra mais no final do mês (ou começa a sobrar). Ainda está cedo para eu relatar essa experiência, mesmo que nós já tenhamos reduzido nossos gastos.
 
5. Auto-Estima
Mais tempo, mais dinheiro favorecem a realização de coisas cujo benefício é muito maior do que comprar alguma coisa só porque está em promoção ou é bonito. Você materializa viagens, faz novas amizades, começa a praticar esportes... vixe! tantas possibilidades! E mesmo que você não altere nada em sua rotina (além das compras), o fato de saber que você pode já deixa qualquer um mais feliz. A conta está no verde, a casa organizada, as tarefas cumpridas! Eita vida boa!
 
6. Motivação
 Se você está de bem consigo mesmo, você realmente verá os frutos de seus esforços diários e se sentirá mais estimulado a manter esse novo hábito. Se a simplificação gera a sensação de dever cumprido e relaxamento merecido, porque não fazer da alegria de viver uma rotina?
 
7. Valorizar o sentir
As vezes ficamos tão preocupados em ter que deixamos de aproveitar o que cada coisa tem de bacana. É como enfeitar a casa com flores, mas não sentir o perfume delas...
  
 
Imagens: ilquotidianoinclasse.ilsole24ore.com, savitari.com

Comentários